CFAE-PVVC participa no 2.º Seminário Nacional do Projeto MAIA

O CFAE-PVVC esteve representado no Seminário Nacional do Projeto MAIA (https://www.dge.mec.pt/noticias/seminario-nacional-do-projeto-maia) nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Vimeiro, pelos professores João Lima (representante AFC), Arlete Gomes e Alexandra Carneiro (formadoras). Este segundo seminário teve como principal propósito “apresentar e discutir questões teóricas e práticas relacionadas com os domínios da avaliação pedagógica, do currículo e do seu desenvolvimento (ensino), da aprendizagem e da pedagogia em geral”, realizando, desta forma, o balanço de dois anos do projeto de formação junto dos Agrupamentos de Escola e Escolas não Agrupadas em todo o país.

A partir do Relatório publicado em dezembro 2020 (https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/relatorio_projeto_maia.pdf) e dos resultados da realização dos grupos de focagem durante setembro/outubro 2021 foram desenhados cenários de continuidade ao trabalho com os professore tendo em vista a melhoria das aprendizagens dos alunos.

Os grupos de fogagem reuniram diretores de CFAE, Diretores de AE/EnA, Representantes AFC, formadores e formandos que testemunharam sobre a oportunidade que o Projeto MAIA constitui para refletir sobre a avaliação para as aprendizagens, a construção do currículo e a integração de práticas de avaliação formativa.

Salienta-se que o Projeto MAIA pretende “descomplicar, ‘desgrelhar’ e desformatar o trabalho docente, tirando os professores da sua zona de conforto e envolvendo os alunos no seu próprio processo de aprendizagem”, tornando mais claro o processo de avaliação para todos os atores da comunidade educativa, incluindo os encarregados de educação. Às escolas pede-se que “comecem lentamente mas que comecem”, que “não queimem etapas na reflexão e construção de um referencial comum de avaliação”. O Projeto MAIA, com o apoio dos CFAE,  reforça a ideia que as escolas são uma comunidade com identidade, expressa no seu projeto educativo, cuja finalidade é cumprir o desígnio da inclusão e coesão social expresso na L.B.S.E.

Alexandra Carneiro, Arlete Gomes e João Lima

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