Seminário “Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do trabalho em curso”

O CFAE PVVC esteve representado no Seminário “Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do trabalho em curso” realizado nos dias 19 de 20 de novembro de 2021, no Vimeiro,  pelo professor Mário Lima, Embaixador Digital deste Centro de Formação. O seminário teve como principal objetivo criar redes de contacto e colaboração entre os diferentes participantes na Capacitação Digital das Escolas.

Estiveram presentes, além dos Embaixadores Digitais de todo o país, os representantes regionais da Autonomia e Flexibilidade Curricular, os representantes regionais da DGEstE para a área do digital e elementos dos vários Centros de Competência TIC do país.

O seminário debruçou-se, numa primeira fase, no balanço do trabalho realizado até ao momento, nomeadamente,  sobre a formação das Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas, a construção dos PADDE e o ponto de situação da formação realizada no âmbito da Capacitação Digital de Docentes.

De seguida, foram abordados os investimentos previstos, em termos de infraestruturas de acesso às redes nas escolas, o equipamento tecnológico e a criação de Recursos Educativos Digitais (RED).  

Posteriormente, identificaram-se as linhas de orientadoras do trabalho de acompanhamento dos PADDE das escolas. De forma colaborativa, em laboratórios de diálogo entre os Embaixadores Digitais e os elementos dos Centros de Competência TIC, discutiram-se e apresentaram-se propostas para uma mais eficaz monitorização e acompanhamento dos PADDE, estratégias de comunicação dos PADDE à comunidade escolar e como devem ser adquiridos, construídos, avaliados e disponibilizados os Recursos Educativos Digitais.

Mário Lima | Embaixador Digital CFAE PVVC

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: