Evento Regional

Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do Trabalho em Curso

O CFAE PVVC esteve representado no Evento Regional – Norte “Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do trabalho em curso”, realizado no dia 10 de março, na Escola Secundária Joaquim Gomes Ferreira Alves,  Valadares, pelo seu Diretor Luís Fernandes e pelo professor Mário Lima, Embaixador Digital deste Centro de Formação.

O evento teve como principal objetivo criar redes de contacto e colaboração entre os diferentes participantes na Capacitação Digital das Escolas e refletir sobre o trabalho já realizado e discutir as ações futuras.

Estiveram presentes, além dos os Diretores dos CFAE da Região Norte, os Embaixadores Digitais, elementos das Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas (EDD) e elementos dos Centros de Competência TIC. O evento debruçou-se, numa primeira fase, no balanço do trabalho realizado até ao momento, nomeadamente a construção dos PADDE, no ponto de situação da formação realizada no âmbito da Capacitação Digital de Docentes e na monitorização e avaliação da implementação dos PADDE nas escolas da região.

De seguida, o professor António Moreira apresentou aos presentes as linhas de força dos “Ambientes Híbridos de Aprendizagem”, tendo-se gerado um debate com a audiência acerca da implementação deste tipo de ambiente no contexto das nossas escolas.

De forma colaborativa, em laboratórios de diálogo entre os Diretores dos CFAE, os Embaixadores Digitais, os elementos das EDD e os elementos dos Centros de Competência TIC, discutiram-se:

  • quais os desafios associados à implementação dos Recursos Educativos Digitais;
  • estratégias de envolvimento e trabalho colaborativo, nomeadamente nas Oficinas de Capacitação Digital dos Docentes – Nível 3;
  • estratégias para a criação de ambientes flexíveis de aprendizagem promotores de pedagogias ativas;
  • que impactos tem a implementação dos PADDE na dinâmica organizacional das escolas.
Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: