PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho (CCTIC-IEUM) e o Centro de Formação de Associações de Escolas dos Concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde (CFAE-PVVC)

O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas.

Este programa contempla uma forte aposta no desenvolvimento das competências digitais dos docentes necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital: Plano de Capacitação Digital de Docentes e o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) .

A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante na integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade.

Neste contexto, o CFAE-PVVC é um dos importantes intervenientes na inovação e dinamização pedagógica e científica através da formação contínua em trabalho articulado com as escolas associadas e outros parceiros.

No sentido do desenvolvimento da qualidade do trabalho do CFAE, das escolas associadas e da operacionalização do plano de Transição Digital deste centro foi estabelecida uma parceria com o CCTIC-IEUM. O CCTIC-IEUM colaborará no desenvolvimento do plano do CFAE-PVVC no acompanhamento dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), permitindo assim, às escolas associadas, ter um olhar externo à elaboração, implementação e avaliação dos seus PADDE.

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: