Design a site like this with WordPress.com
Iniciar
Featured

Abertura de Inscrições | Plano de Formação para a Transição Digital de janeiro a julho de 2023

O CFAE-PVVC informa todos os docentes que estão abertas as inscrições para as ações do Plano de Formação para a Transição Digital para as fases de janeiro a julho de 2023.

Acesso à plataforma de gestão da formação: Aqui (veja este artigo sobre o acesso à plataforma)

Os docentes que já se tinham inscrito nas ações de formação foram adicionados às respetivas turmas e devem ter recebido emails de confirmação. Devem consultar a vossa área privada no menu ADMIN | A minha formação verificar em que ações estão inscritos. Se não pretendem frequentar alguma ação devem cancelar a vossa inscrição clicando em Anula a minha inscrição atual e depois em Anula a inscrição. Se pretendem frequentar devem clicar em Aceite os termos do contrato.

Os docentes que ainda não se tinham inscrito em ações a decorrer nestas fases podem fazê-lo desde já assegurando a sua vaga na(s) turma(s) pretendidas.

O Plano de Formação contempla ações dos Níveis 1, 2 e 3 bem como muitas outras ações na área do Digital e todas relevam para a dimensão Científico-Pedagógica, para os efeitos previstos no artigo 9.º do RJFC, nos termos do Despacho n.º 2053/2021 de 24 de fevereiro.

Pode consultar as turmas disponíveis nos calendários seguintes, ou consultar o Plano na plataforma de gestão Aqui

Advertisement
Featured

Abertura de Inscrições | Plano de Formação Transição Digital (Fases setembro de 2022 a julho 2023)

Estão abertas as inscrições para as ações do Plano de Transição Digital a decorrer entre setembro de 2022 e julho de 2023.

Muito importante: Por decisão do Conselho dos Diretores do CFAE-PVVC, em 8 de julho de 2021, os docentes (exceto GR 100) sem nível Check-in atribuído podem inscrever-se nas ações de Capacitação Digital de Nível 1.
NOTAS:

  1. A calendarização proposta pode ter alterações por motivos de força maior.
  2. Tenha muita atenção ao registo do email, pois se estiver errado não receberá as informações do CFAE.
  3. Deve proceder à inscrição em várias ações para poder assegurar uma vaga.
  4. Todas as ações constantes neste plano são consideradas como relevantes para os 50% da formação necessária para a componente Científico-Pedagógica, nos termos do Despacho n.º 2053/2021 de 24 de fevereiro.
  5. Os formandos são selecionados por ordem de inscrição.
  6. Quando escolher uma ação tenha atenção aos grupos de recrutamento destinatários das ações.
  7. Se já fez a Capacitação Digital de Docentes de Nível 1 pode inscrever-se no Nível 2 (Assinale que tem o Nível 2)
  8. Se já fez a Capacitação Digital de Docentes de Nível 2 pode inscrever-se no Nível3 (Assinale que tem o Nível 3)
  9. A confirmação da aceitação da inscrição será feita por email até 48 horas úteis antes do início da ação de formação.
  10. As ações são em regime presencial, exceto as indicadas em e-learning ou b-learning. Por favor, verifique o regime de funcionamento de cada ação.

Inscrições: AQUI

Encontros Online: partilha de práticas com o digital

No âmbito da pareceria estabelecida entre os Embaixadores Digitais dos CFAE do Alto Cávado, Barcelos e Esposende, Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim e Vila do Conde, realizar-se-ão, ao longo do ano letivo 2022-2023, uma série de sessões de partilha de práticas pedagógicas com o digital dinamizadas pelos professores das escolas associadas aos referidos CFAE.

As sessões estão organizadas por departamento/grupo disciplinar com vista a despertar o interesse de todos e serem fonte de inspiração para novas abordagens pedagógicas com recurso às tecnologias digitais.

As partilhas decorrerão online e serão certificadas como Ações de Curta Duração. Assim, a participação nas sessões carece de inscrição prévia que disponibilizamos na ligação abaixo.

As primeiras duas sessões:

Sessão 1 – dia 12 de dezembro de 2022 às 18:00 horas;

Sessão 2 – dia 16 de janeiro de 2023 às 18:00 horas.

As sessões têm a duração de 90 minutos e serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. A certificação como ACD implica a participação nas duas sessões.

Ligação para a inscrição nas primeiras duas sessões dos Encontros Online. AQUI

Seminário “Capacitação Digital das Escolas: Agir para Transformar

O CFAE PVVC esteve representado no Seminário “Capacitação Digital das Escolas: Agir para Transformar” realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2022, no Vimeiro, pelo professor Mário Lima, Embaixador Digital deste Centro de Formação. O seminário teve como principal objetivo criar redes de contacto e colaboração entre os diferentes participantes na Capacitação Digital das Escolas.

Estiveram presentes, o Senhor Ministro da Educação João Costa, o Senhor Diretor-Geral da Educação José Vítor Pedroso, os Embaixadores Digitais de todo o país, os representantes regionais da Autonomia e Flexibilidade Curricular, os representantes da DGEstE e ERTE para a área do digital e elementos dos vários Centros de Competência TIC do país.

O balanço do trabalho já desenvolvido a todos os níveis do processo de transição digital na educação permitiu ter uma visão geral da sua evolução, identificar as áreas que apresentam fragilidades e perceber o que está no bom caminho.

Os workshops dinamizados tiveram foram de grande utilidade uma vez que permitiram refletir sobre o trabalho em curso e apontar caminhos possíveis num ambiente de colaboração e partilha entre os ED. Por outro lado, permitiram momentos de networking entre os ED e com os elementos dos CCTiC de vários pontos do país, que podem revelar-se importantes para a coordenação de possíveis ações futuras.

As intervenções dos convidados foram particularmente interessantes pois acrescentam novas visões e experiências que podem apontar para novas abordagens à transição digital das escolas ou inclusivamente reforçar abordagens já iniciadas. Nesta perspetiva, o seminário foi interessante, motivador e útil para o trabalho em curso e a desenvolver.

ACD | Europeana – Exploração do Património Cultural Digital

O CFAE-PVVC em colaboração com o Formador Marco Neves organizou uma Ação de Curta Duração sobre o Projeto Europeana destinada a todos os docentes interessados na temática da dimensão europeia do património cultural digital.

Online TEAMS do CFAE-PVVC| 24 de janeiro de 2023 | 18:30 horas

Inscrições Aqui

Esta ACD enquadra-se na pertinente temática do património digital cultural, na essência emergente de reconhecermos e entendermos o nosso passado para que possamos construir um futuro de esperança e oportunidade para todos. Nesse sentido importa que num contexto interdisciplinar esta temática seja introduzida e abordada onde mais importa, na sala de aula.  Paralelamente serão abordadas metodologias inovadores de prática de ensino e aprendizagem, explorada a plataforma Europeana, que é um repositório riquíssimo de recursos neste domínio, bem como será apresentada uma framework de competências chave que são críticas no desenvolvimento pessoal, académico e profissional de professores e alunos através da abordagem do património cultural digital. Esta ACD permitirá aos formandos estruturar ações para a implementação de atividades pedagógicas através da exploração de um repositório de cenários de aprendizagem associados à temática do património cultural digital.

Marco Neves | Professor de Informática – Agrupamento de Escolas da Batalha

Perito em Inteligência Artificial na Educação. Consultor em Educação Digital. Professor de Informática e Coordenador de Projetos de Educacionais.
 Consultor em Educação Digital da organização SecondYou (https://www.secondyou.eu/) e CEO da InteractIDeas (https://interactideas.pt/)

Mestrado em Informática Educacional – Universidade Católica Portugal

Dinamizador de sessões e palestras sobre a Educação Digital, principalmente sobre os impactos da Transformação Digital e Inteligência Artificial na Educação, Trabalho e Sociedade.

Colabora com diversas instituições como a European Schoolnet, Interactive Technologies, Digital for Culture & Education (Unidade G.2), o British Council, Ministérios da Educação  Instituto da Educação de Lisboa, a Digital SkillUP Initiative, Dublin West Educacion Center, Escola Superior de Educação de Santarém, ReadyAI, Europeana Education, entre outros.

Formador de professores para as Tecologias Educativas Digitais desde 2002.

Responsável pelo desenvolvimento, coordenação e apoio de Desenvolvimento Profissional e parcerias educacionais com países europeus relacionadas com projetos de inovação tecnológica.

Nova Plataforma de Gestão da Formação

Foto por Pixabay em Pexels.com

O CFAE-PVVC está a iniciar a configuração de uma nova plataforma de gestão que permitirá melhor servir todos os utilizadores. Com os dados que possuímos, procedemos ao registo dos formandos de forma automática na nova plataforma.

Nesta fase de transição, de testes e correções, estamos a validar os registos de dados e por isso, agradecemos que procedam à sua verificação e que os atualizem ou corrijam.

Em breve, para selecionar as ações de formação que pretender frequentar apenas terá de entrar na plataforma e realizar essa seleção e inscrição, para além de muitas outras funcionalidades.

Aceda à página inicial do nosso website aqui e clique nas ligações disponibilizadas de acordo com a sua situação – Criar novo utilizador ou utilizador já registado.

Os utilizadores já registados irão receber um email com a ligação para definir a sua palavra-passe. Depois, deverão completar os dados em falta e/ou corrigir os dados errados.

NOTA. Deve clicar no ícone Guardar sempre que inserir dados ou fizer o carregamento de ficheiros.

Agradecemos a sua melhor colaboração e compreensão para os eventuais problemas que possam surgir, os quais deverão ser comunicados para geral@cfaepvarzimvconde.org

STEM ao Norte!

STEM é um acrónimo em inglês para “science, technology, engineering and mathematics“, que representa um sistema de aprendizagem científico, que agrupa disciplinas educacionais de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O STEM apresenta-se como uma metodologia integrada, com base em projetos e que se direciona para a formação do indivíduo em várias áreas do conhecimento. A abordagem através das STEM desenvolve valores fundamentais de trabalho em equipa e juntamente com conteúdos lecionados prepara os alunos tanto para exercício da cidadania como para uma aprendizagem multidisciplinar e integradora.

Neste contexto o CFAE da Póvoa de Varzim e Vila do Conde realizou a primeira reunião entre os Vereadores da Educação das Câmaras Municipais da Póvoa de Varzim, Dr. Luis Diamantino e de Vila do Conde, Dra. Carla Peixoto e a equipa do CFAE-PVVC, Luis Fernandes, João Lima, Mário Lima, com vista a delinear o caminho de enorme colaboração, para concretizar um grande desafio para 2023.

O STEM ao Norte!

Recursos Educativos Digitais 1º ciclo

Realiza-se no próximo dia 6 de outubro o Webinar “Jogar para aprender”. A sessão, a decorrer entre as 18h30 e as 20h, conta com a participação das equipas de autores dos Recursos Educativos Digitais (RED) – 1.º Ciclo e terá como moderador o Professor José Lagarto, da Universidade Católica Portuguesa. Esta iniciativa, promovida pela Direção-Geral da Educação, é dirigida aos docentes do 1.º ciclo e aberta a todos os interessados, mas sujeita a inscrição prévia em https://bit.ly/Inscricoes-Webinar-RED

De acesso livre, os RED – 1.ºciclo constituem-se como um valioso auxiliar para a definição de estratégias pedagógicas de apoio à aprendizagem, abrangendo diversos temas/domínios das áreas curriculares de Matemática, Ciências Experimentais e Português, tendo sido desenvolvidos e validados por especialistas das áreas das didáticas específicas e por especialistas multimédia. A DGE disponibiliza, ainda, um conjunto de guiões de apoio à exploração didática dos jogos.

Os RED – 1.ºciclo assentam numa forte componente lúdica e estão concebidos de forma a promover a autonomia das crianças, sendo facilmente acessíveis, através de computadores, smartphones e/ou tablets, em https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/home

Para mais informações, aceda a: https://redge.dge.mec.pt/site

Vídeo de divulgação

Currículos de IA para a educação básica: um mapeamento de currículos de IA aprovados pelos governos

Encontra-se publicado o relatório Currículos de IA para a educação básica: um mapeamento de currículos de IA produzido pela Unidade de Tecnologia e Inteligência Artificial em Educação, da UNESCO.

A tecnologia IA representa uma nova área de estudo para escolas de educação básica, em todo o mundo, daí que este documento tenha como principal objetivo facultar algumas orientações a governos, escolas e professores, no que concerne à definição de currículos de IA.  O mapeamento, resultado da análise aos currículos de IA existentes com foco específico no conteúdo curricular e nos resultados de aprendizagem, delineia alguns mecanismos de desenvolvimento e alinhamento curricular, preparação de ferramentas de aprendizagem, propostas pedagógicas e formação de professores.

O relatório, em língua portuguesa, encontra-se disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/

As STEAM como um ensaio de inovação na educação

Quinta-feira, 13 de outubro, 16:00 – 18:15

Planetário – Casa da Ciência de Braga

Este evento tem como objetivo apresentar dois projetos europeus, o projeto IPinSTEAM e o projeto IN2STEAM, que visam fomentar a inovação no ensino das disciplinas STEAM através da consciencialização sobre Propriedade Intelectual e inclusão de género.

A professora Paula Silveira fará uma intervenção neste evento para apresentar a experiência do AE Dr. Flávio Gonçalves.

O evento terá lugar no Planetário – Casa da Ciência de Braga, em Braga, no próximo dia 13 de outubro, entre as 16h e as 18h15 e é dirigido a professores/as e alunos/as do ensino básico (1º e 2º ciclos), escolas e instituições educativas, profissionais e departamentos de STEAM.

Não perca a oportunidade de assistir a este evento que apresentará ferramentas didáticas e inovadoras, desenvolvidas no âmbito destes projetos, para utilizar em contexto de sala de aula.

Programa:

16h00Receção e boas-vindas 
16h30As STEAM como um ensaio de inovação na educação  João Paulo Vieira, Planetário – Casa da Ciência de Braga 
16h50A propriedade intelectual nas disciplinas STEAM: ferramentas para trabalhar em sala de aula  INOVA+ 
17h40A importância das STEAM na inclusão de género  INOVA+ 
18h00Discussão e conclusão 

Inscreva-se aqui!

Conheça o Programa IpinSTEAM

Conheça o Programa IN2STEAM

Academia Digital para Pais

Academia Digital para Pais – 3.ª edição

Candidatura até 30 de setembro

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-Redes em parceria com a Direção-Geral da Educação, a qual pretende capacitar os pais/encarregados de educação de alunos a frequentarem o ensino básico, com as competências digitais que permitam acompanhar os seus educandos, no quadro de uma sociedade cada vez mais digital.

Esta terceira edição do Programa alarga agora o seu espetro de ação, em termos formativos, com o lançamento do Curso – Consumidor Digital, pretendendo sensibilizar os cidadãos para a importância de adotarem atitudes críticas e conscientes, de modo a adotarem comportamentos que favoreçam a poupança de energia e um consumo adequado de recursos naturais.

Mais informações e inscrições em: https://www.dge.mec.pt/academia-digital-para-pais-3a-edicao.

No caso de persistir alguma dúvida, contactar a DGE, através do endereço de correio eletrónico: eamdc@dge.mec.pt