Formação | Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)

O CFAE-PVVC vai promover uma Ação de Curta Duração para as Escolas Associadas com o objetivo de discutir a temática e divulgar a experiência do AE de Aver-o-Mar.

Acesso exclusivo para os docentes indicados pelos Diretores das Escolas Associadas.

Programa
– Enquadramento e conceito do Projeto MAIA | Alexandra Carneiro | Arlete Gomes | João Lima
– Partilha de Práticas | AE de Aver-o-Mar
  Moderação: Luis Fernandes

Cronograma: 10/05/2022 
Horário: 18:30 às 21:30 horas
Duração total da Atividade Formativa 3 horas

Conteúdos
O Projeto Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) para uma melhoria das práticas de avaliação das aprendizagens
Objetivos, organização e relevância do Projeto MAIA
Natureza e fundamentos da avaliação
Processos de avaliação pedagógica
3.1. Práticas de avaliação pedagógica (formativa e sumativa);
3.2. Feedback: natureza, distribuição e utilização pelos alunos e professores;
3.3. Aprendizagens Essenciais, critérios de avaliação, descrição de níveis de desempenho e Standards;
3.4. Processos de recolha de informação.


Ação de formação “Desporto e Sociedade”,

A Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Vila do Conde irá promover um ciclo de ações de formação com o tema “Desporto e Sociedade”, procurando abordar o papel que o desporto tem na sociedade em questões fundamentais relacionadas com a capacidade de reflexão em temas como ética, racismo, inclusão e violência no desporto, no âmbito da Bandeira da Ética, promovido pelo Plano Nacional de Ética no Desporto e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

A primeira ação de formação será ministrada no próximo dia 30 de abril às 15h00 no Salão Nobre do Centro Municipal da Juventude de Vila do Conde pelo Mestre em Psicologia do Desporto, Nuno Cardoso.

Esta iniciativa está creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), para Treinadores de Desporto, Diretores Técnicos e Técnicos de Exercício Físico (0,4 créditos).

Acesso gratuito, inscrição obrigatória neste link:

AÇÃO DE FORMAÇÃO “DESPORTO E SOCIEDADE” – Google Forms

Abertura Inscrições | Plano de Formação (fase maio-julho de 2022)

Estão abertas as inscrições para o Plano de Formação para a Transição Digital 2021/2023 para a Fase de maio a julho de 2022. (Se já se inscreveu verifique o email que lhe foi enviado com a confirmação da sua Inscrição)

A decisão sobre regime de frequência (online/presencial) das ações de formação para a Fase de maio a julho de 2022 foi tomada pelo Conselho de Diretores do CFAE-PVVC no sentido de permitir regimes online, presenciais e mistos.

Muito importante: Por decisão do Conselho dos Diretores do CFAE-PVVC, de 8 de julho de 2021, os docentes (exceto GR 100) sem nível Check-in atribuído podem inscrever-se nas ações de Capacitação Digital de Nível 1.

NOTAS:

  1. A calendarização proposta pode ter alterações por motivos de força maior.
  2. Tenha muita atenção ao registo do email, pois se estiver errado não receberá as informações do CFAE.
  3. Deve proceder à inscrição em várias ações para poder assegurar uma vaga.
  4. Todas as ações constantes neste plano são consideradas como relevantes para os 50% da formação necessária para a componente Científico-Pedagógica, nos termos do Despacho n.º 2053/2021 de 24 de fevereiro.
  1. Se já fez a Capacitação Digital de Docentes de Nível 1 pode inscrever-se no Nível 2 e se fez o Nível 2 pode fazer o Nível 3. NOTA: As ações de Nível 3 tem como objetivo a capacitação das lideranças digitais nas escolas.
  2. Os formandos são selecionados por ordem de inscrição.
  3. Quando escolher uma ação tenha atenção aos grupos de recrutamento destinatários das ações.
  4. A confirmação da aceitação da inscrição será feita por email até 48 horas úteis antes do início da ação de formação.
  5. Verifique o regime de frequência em cada ação online/presencial

Inscrições Aqui

Calendário do Plano de Formação de maio a julho de 2022

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho (CCTIC-IEUM) e o Centro de Formação de Associações de Escolas dos Concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde (CFAE-PVVC)

O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas.

Este programa contempla uma forte aposta no desenvolvimento das competências digitais dos docentes necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital: Plano de Capacitação Digital de Docentes e o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) .

A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante na integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade.

Neste contexto, o CFAE-PVVC é um dos importantes intervenientes na inovação e dinamização pedagógica e científica através da formação contínua em trabalho articulado com as escolas associadas e outros parceiros.

No sentido do desenvolvimento da qualidade do trabalho do CFAE, das escolas associadas e da operacionalização do plano de Transição Digital deste centro foi estabelecida uma parceria com o CCTIC-IEUM. O CCTIC-IEUM colaborará no desenvolvimento do plano do CFAE-PVVC no acompanhamento dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), permitindo assim, às escolas associadas, ter um olhar externo à elaboração, implementação e avaliação dos seus PADDE.

Evento Regional

Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do Trabalho em Curso

O CFAE PVVC esteve representado no Evento Regional – Norte “Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do trabalho em curso”, realizado no dia 10 de março, na Escola Secundária Joaquim Gomes Ferreira Alves,  Valadares, pelo seu Diretor Luís Fernandes e pelo professor Mário Lima, Embaixador Digital deste Centro de Formação.

O evento teve como principal objetivo criar redes de contacto e colaboração entre os diferentes participantes na Capacitação Digital das Escolas e refletir sobre o trabalho já realizado e discutir as ações futuras.

Estiveram presentes, além dos os Diretores dos CFAE da Região Norte, os Embaixadores Digitais, elementos das Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas (EDD) e elementos dos Centros de Competência TIC. O evento debruçou-se, numa primeira fase, no balanço do trabalho realizado até ao momento, nomeadamente a construção dos PADDE, no ponto de situação da formação realizada no âmbito da Capacitação Digital de Docentes e na monitorização e avaliação da implementação dos PADDE nas escolas da região.

De seguida, o professor António Moreira apresentou aos presentes as linhas de força dos “Ambientes Híbridos de Aprendizagem”, tendo-se gerado um debate com a audiência acerca da implementação deste tipo de ambiente no contexto das nossas escolas.

De forma colaborativa, em laboratórios de diálogo entre os Diretores dos CFAE, os Embaixadores Digitais, os elementos das EDD e os elementos dos Centros de Competência TIC, discutiram-se:

  • quais os desafios associados à implementação dos Recursos Educativos Digitais;
  • estratégias de envolvimento e trabalho colaborativo, nomeadamente nas Oficinas de Capacitação Digital dos Docentes – Nível 3;
  • estratégias para a criação de ambientes flexíveis de aprendizagem promotores de pedagogias ativas;
  • que impactos tem a implementação dos PADDE na dinâmica organizacional das escolas.

Correntes em Rede III – Encontro de Professores Bibliotecários da Póvoa de Varzim

Abertura das inscrições para o Curso de Formação Correntes em Rede III inserido no Correntes d’Escritas 2022.

As inscrições Limitadas a 60 Inscritos encerram no dia 15 de fevereiro às 23h59: https://forms.gle/BhLrk72spuuad1fdA

Curso de Formação de 25 Horas. Acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua – CCPFC/ACC-114098/22.
Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 contemplando os seguintes parâmetros:
– participação – 30%;  análise crítica de texto/documentos produzidos pelos formandos – 40%;  elaboração de um relatório final – 30%.

Data de entrega do relatório final: 14 de março.     

Funcionamento:

Para a acreditação da formação é obrigatória a frequência de, pelo menos, três mesas das Correntes D’Escritas e três das seguintes oficinas:
1.    Exercícios de leitura para todos – Mafalda Milhões – Diana Bar
2. Apologia do conto curto – Ondjaki – Biblioteca Municipal
3. O lugar onde moram as palavras – oficina breve e descompassada – Cristina Taquelim – Diana Bar
4. Somos feitos de histórias – Afonso Cruz – Biblioteca Municipal
5. Pastorícia da escrita – Margarida Fonseca Santos – Arquivo Municipal (online)

As Oficinas 1 e 2 só funcionam nos dias 22 e 23 de fevereiro, das 16h00 às 19h00.

As Oficinas 3, 4 e 5 só funcionam nos dias 24 e 25 de fevereiro, das 16h00 às 19h00.  

Para conhecer o programa das Correntes d’escritas consulte o link 

https://www.cm-pvarzim.pt/territorio/povoa-cultural/pelouro-cultural/areas-de-accao/correntes-d-escritas/correntes-descritas-2022/programa/

ACD – Educação pela arquitetura

No âmbito de uma parceria, entre o PNA e o CCB – Garagem Sul, terá lugar no dia 24 de janeiro, uma ACD subjacente ao tema “Educação pela arquitetura”.

PROGRAMA

EDUCAÇÃO PELA ARQUITETURA

24 de Janeiro de 2022

9:00 – 13:00

– 09:00 Receção dos participantes

– 09:15 Abertura da conferência (Garagem Sul)

Parte I – Educação & Arquitetura em Portugal

Moderação: Rita Brito, ISEC

– 09:30 A importância da arquitetura nas nossas vidas – Margarida Louro, FA Júnior

– 09:50 Arquitetura e aprendizagem: pedagogia e metodologias – Eliana Nuñez, FAUP

– 10:10 O espaço que educa  – Paulo Pires do Vale, Comissário PNA

– 10:30 TBC Desafios na contemporaneidade da profissão – Sérgio Antunes (Ordem dos

Arquitetos)

10:50 – Intervalo –

Parte II – Referências Internacionais

Moderação: Odete Palaré (Faculdade de Belas Artes)

– 11:20 Curso Educação em Arquitectura, Universidade Autónoma Madrid – Santiago Átrio

– 11:40 Osa Menor: Arts Education for Children and Youth – Jorge Raedó

– 12:00 Ludantia: Arquitetura, Educação e Infância – Fermin Blanc

– 12:20 Projeto Terra: Educação Infantil e Primária. Colégio Oficial de Arquitectos de Galicia –

Marta Casal

– 12:40 Questões/Debate (Moderação: Eliana Nuñez (FAUP)

Neste contexto, vimos solicitar a V/ colaboração na divulgação da referida ACD, que será acreditada pelo CFAE A23.

Os docentes deverão inscrever-se através do seguinte link:

https://forms.gle/avtQFuXY6FYqECTn7

Plano Nacional de Cinema 2021-2030

Foi publicado o despacho n.º 65/2022, que promove o Plano Nacional de Cinema (PNC) no horizonte de uma década – 2021-2030, consolidando as ações concretizadas nos primeiros anos do Plano e apostando em novas vertentes a desenvolver até 2030, em articulação com o Plano Nacional das Artes (PNA).

https://www.dge.mec.pt/noticias/plano-nacional-de-cinema-2021-2030?fbclid=IwAR3pzApYtS22Lz5fdJ5cINM-jdFzn7FzoJp4vDU4cyGvI7Dl94YnieQdCnQ

PLANO DE FORMAÇÃO janeiro a julho 2022

Caros Docentes,
Abrimos as inscrições para as ações a decorrer entre janeiro e julho de 2022.
Por decisão do Conselho dos Diretores do CFAE-PVVC, em 8 de julho de 2021, os docentes (exceto GR 100) sem nível Check-in atribuído podem inscrever-se nas ações de Capacitação Digital de Nível 1.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

As ações previstas para o período entre janeiro e abril de 2022 serão realizadas ONLINE.

As ações previstas para o período de maio a julho, carecem de decisão do Conselho de Diretores do CFAE-PVVC em relação ao regime de frequência (presencial/online). A decisão será tomada em abril de 2022.

Alerta-se para a importância de registar corretamente o endereço de email, no momento da inscrição, pois toda a comunicação é realizada por este meio.

A calendarização proposta para as ações de formação poderá sofrer alterações por motivos de força maior. Os docentes devem inscrever-se em mais do que uma ação de formação com vista a assegurar vaga. Relembra-se que todas as ações constantes neste plano são consideradas como relevantes para os 50% da formação necessária para a componente Científico-Pedagógica, nos termos do Despacho n.º 2053/2021 de 24 de fevereiro.

Se fez a sua pré-inscrição em abril de 2021 terá de indicar o seu ID que lhe foi enviado por email, para ter prioridade na seleção. Os formandos são selecionados por ordem de inscrição. Quando selecionar uma ação tenha atenção aos grupos de recrutamento destinatários das ações.

Se já concluiu a Capacitação Digital de Docentes de Nível 1 pode inscrever-se no Nível 2 (Assinale, no formulário, que possui o Nível 2).

A confirmação da aceitação da inscrição será feita por email até 48 horas úteis antes do início da ação de formação.

PODE CONSULTAR O PLANO e FAZER AS INSCRIÇÕES AQUI: www.cfaepvarzimvconde.org

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