Seminário “Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do trabalho em curso”

O CFAE PVVC esteve representado no Seminário “Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do trabalho em curso” realizado nos dias 19 de 20 de novembro de 2021, no Vimeiro,  pelo professor Mário Lima, Embaixador Digital deste Centro de Formação. O seminário teve como principal objetivo criar redes de contacto e colaboração entre os diferentes participantes na Capacitação Digital das Escolas.

Estiveram presentes, além dos Embaixadores Digitais de todo o país, os representantes regionais da Autonomia e Flexibilidade Curricular, os representantes regionais da DGEstE para a área do digital e elementos dos vários Centros de Competência TIC do país.

O seminário debruçou-se, numa primeira fase, no balanço do trabalho realizado até ao momento, nomeadamente,  sobre a formação das Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas, a construção dos PADDE e o ponto de situação da formação realizada no âmbito da Capacitação Digital de Docentes.

De seguida, foram abordados os investimentos previstos, em termos de infraestruturas de acesso às redes nas escolas, o equipamento tecnológico e a criação de Recursos Educativos Digitais (RED).  

Posteriormente, identificaram-se as linhas de orientadoras do trabalho de acompanhamento dos PADDE das escolas. De forma colaborativa, em laboratórios de diálogo entre os Embaixadores Digitais e os elementos dos Centros de Competência TIC, discutiram-se e apresentaram-se propostas para uma mais eficaz monitorização e acompanhamento dos PADDE, estratégias de comunicação dos PADDE à comunidade escolar e como devem ser adquiridos, construídos, avaliados e disponibilizados os Recursos Educativos Digitais.

Mário Lima | Embaixador Digital CFAE PVVC

 Webinares-plano integrado para a recuperação das aprendizagens.

Partilham-se vários webinares que estão a ser realizados, no âmbito do plano integrado para a recuperação das aprendizagens.

Estes webinares promovem a divulgação de práticas nas seguintes temáticas:

TemaData da emissão em direto
Aprender integrando11 novembro
Gestão do ciclo18 novembro
Constituição de equipas educativas25 novembro
Turmas dinâmicas2 dezembro
Começar um ciclo16 de dezembro
Calendário escolar13 janeiro

As sessões em direto decorrem no canal do YouTube da DGE, às quintas-feiras, com início a 11 de novembro, entre as 17h00 e as 18h00, e ficarão disponíveis neste canal e na página https://escolamais.dge.mec.pt/.

Curso online: Career education – When preparation meets opportunity

This course has been developed by Daniela Bunea, teacher of English as a Foreign Language and class teacher in a secondary school for 26 years now, in close collaboration with the School Education Gateway.

Mais informações: School Education Gateway

Aviso aos professores de Portugal: Para obter o reconhecimento formal da participação bem sucedida num curso da School Education Gateway como desenvolvimento profissional contínuo, adquirindo assim o número de horas de formação relevante, deve enviar o seu certificado para o Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), Rua do Forno, nº 30, 1º andar – apartado 2168, 4700 – 429 Braga, Portugal. Isto apenas se aplica a cursos com uma duração estimada de, pelo menos, 12 horas. Para mais informações, por favor contactar o CCPFC.

The general aim of this Short Online Course is to provide a sound understanding of the role of building pupils’ career development awareness in schools.

  • By establishing a common understanding on what career education is, we will identify career success stories in a fast-paced and ever-changing world.
  • We will then explore career readiness and illustrate how interests, values and skills such as communication skills, language skills, digital skills, creativity, critical thinking and personal marketing can foster a resourceful mindset.
  • The course will also provide you with practical support in terms of designing an innovative plan to inform a future career path for your pupils , alongside with exploiting other effective data-gathering tools.

Each of the four modules consists of multimedia resources and discussions around these, practical tasks using a wide range of digital tools, forums for exchanging ideas, as well as a further- reading section with extra resources.

  • The language of communication is English.
  • You can follow the course at your own pace. The only deadline you need to pay attention to is for the final peer assessment assignment.
  • To get the most out of the course, you can join the course Facebook group or share your thoughts on Twitter using the hashtag #careereducationTA

List of modules

Module 1 – Work, Job, CareerStart date: 29/11/2021 12:00
Module 2 – Career ReadinessStart date: 02/12/2021 12:00
Module 3 – Personal Marketing StrategiesStart date: 06/12/2021 12:00
Module 4 – Planning a Career Path – Final Activity Peer AssessmentStart date: 08/12/2021 12:00

Palestra Online “Saneamento ecológico integral” | 19 novembro

O Dia Mundial da Casa de Banho, também conhecido como o Dia Mundial da Sanita, celebra-se a 19 de novembro.

A data é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2013 e tem como objetivo alertar a população para o facto de mais de 2,4 mil milhões de pessoas não terem acesso a uma casa de banho limpa, segura e privada. Isto significa que 1 em cada 3 pessoas não dispõe de casa de banho que assegure boas condições de higiene e segurança. Longe de ser um dia divertido, este dia constitui-se como uma data séria, que tenta destacar a importância do saneamento básico para a saúde global.

Para assinalar a data, o CMIA de Vila do Conde, irá promover a palestra “Saneamento ecológico integral”, proferida pelas Professoras Cristina Rodrigues (ESA-IPVC) e Cristina Calheiros (CIIMAR). A palestra online terá início às 11h e irá decorrer através da plataforma “Zoom”.

A inscrição na palestra é gratuita mas obrigatória para ter acesso ao link da palestra. A inscrição deve ser feita no link https://forms.gle/JuntBtoNSmjuM1e88 .

Caso considere oportuno, solicitamos a sua colaboração na divulgação desta iniciativa a potenciais interessados.

Gostaríamos de contar com a sua presença.

Com os melhores cumprimentos,

A equipa CMIA

Plano 21|23 Escola+

MENSAGEM INICIAL

Com vista à recuperação das aprendizagens e procurando garantir que ninguém fica para trás, foi aprovado o Plano 21|23 Escola+, o qual apresenta um conjunto de medidas que se alicerçam nas políticas educativas com eficácia demonstrada ao nível do reforço da autonomia das escolas e das estratégias educativas diferenciadas dirigidas à promoção do sucesso escolar e, sobretudo, ao combate às desigualdades através da educação. (Ler mais)

https://escolamais.dge.mec.pt/

Uma Escola com os Olhos no Futuro | A Dimensão Pedagógica do PADDE

A Microsoft, em parceria com a MindsetPlus, no âmbito das ações de apoio às Escolas na implementação do Plano de Ação Desenvolvimento Digital (PADDE), lançou a iniciativa “Uma Escola com os Olhos no Futuro”, destinada às Direções dos CFAE, bem como aos Embaixadores e Equipas Digitais de todo o País. 

Esta iniciativa, que conta com a colaboração da DGE, pretende contribuir para o desenvolvimento profissional de todos os Professores envolvidos na Transição Digital da Educação, trazendo novos temas e perspetivas sobre este importante momento na vida das Escolas portuguesas.

No próximo dia 11 de novembro, a partir das 17H30 (TMG), com os convidados – Professor António Moreira (Universidade Aberta), Prof. Maria Eugénia de Jesus, Diretora do CFAE Ria Formosa, Prof. José Marques, coordenador da Equipa Digital do AE Pedro Jacques de Magalhães, Paulo Gafanha, da equipa da Educação da Microsoft Portugal e a moderação de Adelaide Franco da MindsetPlus –   abordar-se-á o tema da “Dimensão Pedagógica do PADDE”.

Registo Sessão – 11 novembro – 17h30*

Link da Sessão

*Para acesso à gravação e outros recursos de apoio.

Qual o contributo do digital para a transformação das práticas pedagógicas e de avaliação nas Escolas portuguesas? Podem as tecnologias digitais promover a inclusão e o sucesso educativo, a par do desenvolvimento das competências emocionais? 

Contamos consigo e com as suas questões para tornar este debate mais vivo e participativo.

Contactos para esclarecimentos e informações:

MindsetPlus – info@mindsetplus.pt  

Microsoft Educação Portugal – educacao@microsoft.com

Seminário Internacional / Curso de Formação – Holocausto: Memória, Educação e Cidadania

18, 19 e 20 de novembro de 2021

A DGE dinamizará, em coorganização com o Mémorial de la Shoah, o Seminário Internacional/Curso de Formação de 15 horas, intitulado Holocausto: Memória, Educação e Cidadania, com o registo de formação CCPFC/ACC  110606/21, nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2021, na Escola Secundária Carolina Michaëlis, na cidade do Porto. 

Este seminário/curso de formação conta com as parcerias da Associação de Professores de História e a Memoshoá, e tem como objetivos formar e sensibilizar para o ensino do Holocausto numa perspetiva transversal à Cidadania e aos Direitos Humanos. Igualmente procura fornecer aos professores instrumentos de trabalho prático para a sala de aula, propiciando meios de reflexão que permitam, através do ensino do passado, problematizar o presente. 

Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão na carreira docente (todos os grupos de recrutamento).

As inscrições decorrerão entre os dias 22 de outubro e 5 de novembro de 2021. A seleção dos formandos obedecerá aos seguintes critérios:

• Não ter frequentado uma edição anterior do curso de formação Holocausto: Memória, Educação e Cidadania;
• Ordem de inscrição.

Programa do curso de formação

Procedimentos de inscrição

Inscrição

https://www.dge.mec.pt/noticias/seminario-internacional-curso-de-formacao-holocausto-memoria-educacao-e-cidadania

CFAE-PVVC participa no 2.º Seminário Nacional do Projeto MAIA

O CFAE-PVVC esteve representado no Seminário Nacional do Projeto MAIA (https://www.dge.mec.pt/noticias/seminario-nacional-do-projeto-maia) nos dias 27, 28 e 29 de outubro, no Vimeiro, pelos professores João Lima (representante AFC), Arlete Gomes e Alexandra Carneiro (formadoras). Este segundo seminário teve como principal propósito “apresentar e discutir questões teóricas e práticas relacionadas com os domínios da avaliação pedagógica, do currículo e do seu desenvolvimento (ensino), da aprendizagem e da pedagogia em geral”, realizando, desta forma, o balanço de dois anos do projeto de formação junto dos Agrupamentos de Escola e Escolas não Agrupadas em todo o país.

A partir do Relatório publicado em dezembro 2020 (https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/relatorio_projeto_maia.pdf) e dos resultados da realização dos grupos de focagem durante setembro/outubro 2021 foram desenhados cenários de continuidade ao trabalho com os professore tendo em vista a melhoria das aprendizagens dos alunos.

Os grupos de fogagem reuniram diretores de CFAE, Diretores de AE/EnA, Representantes AFC, formadores e formandos que testemunharam sobre a oportunidade que o Projeto MAIA constitui para refletir sobre a avaliação para as aprendizagens, a construção do currículo e a integração de práticas de avaliação formativa.

Salienta-se que o Projeto MAIA pretende “descomplicar, ‘desgrelhar’ e desformatar o trabalho docente, tirando os professores da sua zona de conforto e envolvendo os alunos no seu próprio processo de aprendizagem”, tornando mais claro o processo de avaliação para todos os atores da comunidade educativa, incluindo os encarregados de educação. Às escolas pede-se que “comecem lentamente mas que comecem”, que “não queimem etapas na reflexão e construção de um referencial comum de avaliação”. O Projeto MAIA, com o apoio dos CFAE,  reforça a ideia que as escolas são uma comunidade com identidade, expressa no seu projeto educativo, cuja finalidade é cumprir o desígnio da inclusão e coesão social expresso na L.B.S.E.

Alexandra Carneiro, Arlete Gomes e João Lima

Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa

Numa parceria entre o Ministério da Educação, Instituto Nacional de Emergência Médica e o CFAE-PVVC iniciou um Curso de Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilação Automática Externa (DAE) para os Docentes do Grupo de Recrutamento 620.

Esta é uma das 5 turmas da Região Norte, a decorrer no AE de Rates, que permitirá aos 20 docentes participantes de todas as Escolas e Agrupamentos Associados, ficarem certificados pelos INEM e também pelo CFAE-PVVC na modalidade de Ação de Curta Duração.

Este curso de dois dias permitirá adquirir competências que lhes permitirão realizar corretamente manobras de SBV com utilização de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), numa vítima em paragem cardiorrespiratória e demonstrar competências como formador de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE).

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