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Abertura de Inscrições | Plano de Formação Transição Digital (Fases setembro de 2022 a julho 2023)

Estão abertas as inscrições para as ações do Plano de Transição Digital a decorrer entre setembro de 2022 e julho de 2023.

Muito importante: Por decisão do Conselho dos Diretores do CFAE-PVVC, em 8 de julho de 2021, os docentes (exceto GR 100) sem nível Check-in atribuído podem inscrever-se nas ações de Capacitação Digital de Nível 1.
NOTAS:

  1. A calendarização proposta pode ter alterações por motivos de força maior.
  2. Tenha muita atenção ao registo do email, pois se estiver errado não receberá as informações do CFAE.
  3. Deve proceder à inscrição em várias ações para poder assegurar uma vaga.
  4. Todas as ações constantes neste plano são consideradas como relevantes para os 50% da formação necessária para a componente Científico-Pedagógica, nos termos do Despacho n.º 2053/2021 de 24 de fevereiro.
  5. Os formandos são selecionados por ordem de inscrição.
  6. Quando escolher uma ação tenha atenção aos grupos de recrutamento destinatários das ações.
  7. Se já fez a Capacitação Digital de Docentes de Nível 1 pode inscrever-se no Nível 2 (Assinale que tem o Nível 2)
  8. Se já fez a Capacitação Digital de Docentes de Nível 2 pode inscrever-se no Nível3 (Assinale que tem o Nível 3)
  9. A confirmação da aceitação da inscrição será feita por email até 48 horas úteis antes do início da ação de formação.
  10. As ações são em regime presencial, exceto as indicadas em e-learning ou b-learning. Por favor, verifique o regime de funcionamento de cada ação.

Inscrições: AQUI

Jornadas Educativas 2022 | Precisamos de salas de aula no Séc. XXI?

O Município da Póvoa de Varzim e o Centro de Formação da Póvoa de Varzim e Vila do Conde vão levar a efeito, no próximo dia 8 de setembro, no Cine-Teatro Garrett (presencialmente), a 4.ª Edição das JORNADAS EDUCATIVAS, desta feita alusiva ao tema PRECISAMOS DE SALA DE AULA NO SÉCULO XXI?

Pretende-se que este evento seja um lugar onde investigadores, académicos, profissionais da área da educação e outros agentes educativos, possam trocar experiências e refletir sobre ideias e novas abordagens do digital na sala de aula, promotoras do sucesso educativo.

O Digital está na agenda da Europa e Portugal também definiu o seu Plano de Transição Digital onde a Educação ganhou destaque com medidas específicas que pretendem acompanhar e integrar as evoluções das tecnologias digitais.

Em 2012, a European Schoolnet apresentou o conceito do Future Classroom Lab, conhecido em Portugal como Salas do Futuro ou Ambientes Educativos Inovadores. 10 anos depois o que mudou nas nossas salas de aula?

E 22 anos depois do início do Século XXI, as competências deste novo século já estão desenvolvidas? E para o futuro? Estarão as Tecnologias Emergentes a ser alvo de análise para sua integração na educação?

O Plano de Transição Digital iniciado em 2021 pretende desenvolver as competências digitais nas escolas dotando-as de recursos materiais e capacitação digital para os docentes. Como está a ser integrado o digital na sala de aula?

Inscrições: https://forms.office.com/r/3eWTBzer0R

Programa

Painel 1

Moderador: José Miguel Sousa

Diretor CFAE EduFor — Mangualde

Natural da ilha da Madeira, é licenciado em Matemática, ramo educacional, pela Universidade de Coimbra, com especialização em Administração Escolar e Administração Educacional, e mestre em Matemática Fundamentos e Aplicações.

Atualmente, é professor de Matemática no Agrupamento de Escolas de Mangualde, diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas EduFor. José Miguel Sousa é ainda formador acreditado nas áreas de Matemática, Tecnologias Educativas, Conceção e Organização de Projetos Educativos.

Participou em vários projetos europeus Erasmus+, tendo sido coordenador do projeto Managing for @ School of Success, que envolveu um município na Holanda e várias escolas europeias.

É também coordenador do EduFor Innov@tive Classroom Lab, a primeira Sala de Aula do Futuro da Região Centro e Norte do país.

José Miguel Sousa já foi convidado a participar em vários eventos nacionais e internacionais, entre os quais a conferência da OCDE no Reino Unido Creativity and Critical Thinking Skills in School: Moving a shared agenda forward.

Orador: José Marques

Título da Intervenção: Salas de aula do passado, presente e futuro? O que temos e porque queremos.

Tem uma licenciatura em professores do Ensino Básico (2º ciclo) na variante Matemática e Ciências da natureza pelo Instituto Jean Piaget de Viseu. Possui uma Especialização em Tecnologias de Informação que realizou no mesmo instituto no Porto.
Mestre em Educação com a especialidade em Tecnologias Digitais (IEUL);
É professor do quadro do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães em Alverca onde também está como responsável pelo projeto Erasmus (KA229). É Microsoft Innovative Educator Expert (MIEE) e representou Portugal no Global Forum em Paris e em Barcelona.
Em 2020 recebeu a Certificação “Microsoft Educator”.

Oradora: Neuza Pedro

Título da intervenção: Que futuro para as salas de aulas? A decomposição de conceitos.

Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutorada em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, com Mestrado em Psicologia da Educação.

É investigadora na área do e-learning, educação a distância e integração das tecnologias na sala de aula.

Coordena o Laboratório de e-learning da Universidade de Lisboa e pertence ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores.

Atualmente assume a coordenação do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (regime a distância) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Participou em vários estudos e projetos, tanto nacionais como internacionais, ligados à integração educativa das tecnologias, entre os quais se destacam: Project teL@FTE-Lab (Technology enhanced learning at Future Teacher Education), o Projeto ITEC (Innovative Technologies for Engaging Classrooms) coordenado pela European Schoolnet, o Programa Teach Advanced online da INTEL e o Estudo ‘Comunidades Educativas em Rede’ desenvolvido pelo Ministério da Educação português.

Orador: João Cunha

Título da intervenção: O digital liga-se?

Subdiretor do Agrupamento de Escolas de Freixo

Licenciado em Física e Química pela Universidade do Minho.

Formador certificado em Educação da Física e Química, Didática de Física e Química e Tecnologias Educativas (Informática / Aplicação de Informática)

Participou como orador em várias conferências e encontros sobre educação e tecnologia. Membro Ninja do programa Apps for Good.

No Agrupamento de Freixo foi adjunto do Diretor entre 2017 e 2018, atualmente é subdiretor e responsável pelos espaços Makerspace/FabLab do Agrupamento de Escolas de Freixo.

Participou em alguns fóruns internacionais de educação da Microsoft (Lisboa 2011; Praga 2012; Barcelona 2014 e nos últimos anos é considerado Microsoft Innovative Educator Expert sendo em 2014 considerado um dos 11 professores portugueses mais inovadores do mundo.

Na robótica, representou Portugal em Festivais Mundiais e Campus Party Europa em diversas ocasiões, tendo reunido vários prémios e menções honrosas.

Em 2016, a Maker Faire Rome, selecionou o Agrupamento Escolar do Freixo, num grupo restrito de 15 escolas europeias, com o projeto Dance Robot art, build your STEM dreams.

Painel 2

Moderadora: Susana Senos

A professora Susana Senos é Licenciada em Inglês e Alemão, Mestre em Didática e possui, também uma Pós-graduação em Educação Especial (domínio Cognitivo e Motor). Desde 2015 que colabora com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, estando desde 2019 a desempenhar funções neste Centro, em regime de mobilidade parcial. A área das tecnologias digitais tem assumido um papel importante na sua área de atuação e a docente tem vindo a integrar vários projetos nacionais e internacionais neste domínio. Encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, no IE da Universidade de Lisboa.

Orador: Marco Neves

Título da intervenção: TIC vs Complexidade do Digital hoje. Que competências e que abordagens educativas?

Professor de Informática – Agrupamento de Escolas da Batalha

Perito em Inteligência Artificial na Educação. Consultor em Educação Digital. Professor de Informática e Coordenador de Projetos de Educacionais.
 Consultor em Educação Digital da organização SecondYou (https://www.secondyou.eu/) e CEO da InteractIDeas (https://interactideas.pt/)

Mestrado em Informática Educacional – Universidade Católica Portugal

Dinamizador de sessões e palestras sobre a Educação Digital, principalmente sobre os impactos da Transformação Digital e Inteligência Artificial na Educação, Trabalho e Sociedade.

Colabora com diversas instituições como a European Schoolnet, Interactive Technologies, Digital for Culture & Education (Unidade G.2), o British Council, Ministérios da Educação  Instituto da Educação de Lisboa, a Digital SkillUP Initiative, Dublin West Educacion Center, Escola Superior de Educação de Santarém, ReadyAI, Europeana Education, entre outros.

Formador de professores para as Tecologias Educativas Digitais desde 2002.

Responsável pelo desenvolvimento, coordenação e apoio de Desenvolvimento Profissional e parcerias educacionais com países europeus relacionadas com projectos de inovação tecnológica.

Oradora: Teresa Lacerda

Título da intervenção: Pode a escola do séc. XXI não se internacionalizar?

Organização Nacional de Apoio eTwinning / ERTE / DGE

Teresa Lacerda é licenciada em Ensino de Biologia e Geologia e Mestre em Educação com especialização de Informática no Ensino. Professora do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do ensino Básico de Biologia e Geologia, encontra-se em mobilidade estatutária na Direção-Geral de Educação, desde 2020, a coordenar a Organização Nacional de Apoio do Projeto eTwinning. Enquanto professora em exercício de funções na escola, esteve envolvida na coordenação de projetos europeus desde 2002, primeiro integrados no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, sobretudo Comenius e eTwinning e, posteriormente, no âmbito do Erasmus +. Registada no eTwinning desde 2005, foi Embaixadora da região Norte entre 2008 e 2020. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores.

Orador: António Mansilha

Título da intervenção: Cenários de aprendizagem com “o digital…”

Docente do grupo 550 – Informática, no Quadro do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó

Licenciatura em Informática de Gestão, pela Universidade Portucalense, Pós-Graduação em Informática Educacional, pela Universidade Católica e a frequentar o Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Há 7 anos que é professor Microsoft Innovative Educator Experts e há 3 anos que é EU Code Week Leading Teacher. É formador na área C15 Ciências Educativas (Informática/Aplicação da Informática) desde 1998. Atualmente é formador do CFAE de Vila Real, do Centro de Formação da ANPRI, e do Centro de Formação do SPZN. É professor do quadro do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó, do grupo de recrutamento de 550 – Informática, onde desempenha os cargos de Coordenador TIC, Coordenador do PADDE e Coordenador do Clube da Programação e Robótica. Leciona a disciplina de oferta de escola “Iniciação à Programação e Robótica” no primeiro ciclo e é responsável pela introdução da Robótica Educativa no ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó.  Esteve, ainda, envolvido em diversos projetos como o projeto Apps For Good, CO-Lab 3Digital e Applica-te – Nova IMS Challenge e participa em diversos projetos nacionais e internacionais (eTwinning e Erasmus+).

É avaliador de projetos para a atribuição de Selos de Qualidade eTwinning há 3 anos.

É um entusiasta das Ciências da Computação na educação, promovendo e participando em diversos eventos na área

Painel 3

Moderador: Luís Fernandes

Diretor do CFAE Póvoa de Varzim e Vila do Conde

Diretor do Centro de Formação da Póvoa de Varzim e Vila do Conde desde junho de 2019, Luís Fernandes tem uma paixão pela Educação e Tecnologia.

Concluída a licenciatura em Ensino, tirou o curso de especialização em Desenvolvimento Curricular, os mestrados em Educação — Desenvolvimento Curricular e em Administração Escolar, bem como o curso de Líderes Inovadores e a Masterclass Designing Strategies for Transformational Learning da KAOS PILOT, Education Design Agency.

Membro de vários conselhos consultivos e grupos de trabalho nos Estados Unidos da América, Bélgica e Portugal, foi diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo. Enquanto professor e diretor, teve a oportunidade de liderar vários projetos de inovação e tecnologia para alunos e professores, que foram premiados local e internacionalmente.

É formador certificado e participou como orador em várias conferências e encontros sobre Educação e Tecnologia, bem como em alguns fóruns internacionais de Educação da Microsoft e no Education Leaders Briefing, tendo sido reconhecido como Microsoft Innovative Educator Expert.

Orador: Rui Pacheco

Título da intervenção: Escola Virtual: um ecossistema educativo multifuncional para ensino e aprendizagem.

Diretor, Centro Multimédia, Porto Editora

Dirige, desde 1995, o Centro Multimédia da Porto Editora, unidade orgânica deste Grupo Editorial responsável pelo desenvolvimento e implementação de projetos na área das tecnologias da informação e comunicação multimédia. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Ramo Científico, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com formação complementar na área da Edição Digital, Gestão de Empresas e UX, possui mais de 25 anos de experiência nesta área, estando ligado à conceção de produtos e serviços como a Diciopédia, a Infopédia, o Educare.pt, e as plataformas Escola Virtual, Academia Virtual e Português Mais Perto. É presentemente membro do Conselho Geral da Universidade Aberta.”

Orador: Marco Bento

Título da intervenção: Os 11 fatores críticos para uma escola do século XXI

Professor da Escola Superior de Educação de Coimbra

Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra | Instituto Politécnico de Coimbra 

Investigador em Tecnologia Educativa | Centro de Investigação em Educação (CIEd) | Universidade do Minho

Direção Pedagógica do Colégio Santa Eulália / Google For Education 1st Reference School Portugal
Coordenador do Projeto SUPERTABi Maia | Câmara Municipal da Maia

Oradora: Rute Batista

Título da intervenção: Aprender o futuro

Rute Baptista é Pedagoga e desempenha atualmente funções de gestora de desenvolvimento profissional, para projetos da Comissão Europeia. Trabalha diretamente com centenas de milhares de professores de 42 países, apoiando, coordenando e gerindo o desenho e construção oportunidades de desenvolvimento profissional para docentes. A Rute colabora ainda como consultora pedagógica e gestora de projetos na European Schoolnet, em Bruxelas.

Até 2012 Rute Baptista trabalhou com o Ministério da Educação português, Direção Geral de Educação, na área de projetos europeus ligados as TIC na Educação, participando nos mais variados projetos nesta área a nível nacional. A Rute também é formadora de formadores em empresas privadas e especializada em Desenvolvimento curricular.

O Estado da Tecnologia da Educação e as Metodologias Ativas

A Câmara Municipal de Vila do Conde e o CFAE da Póvoa de Varzim e Vila do Conde irão promover a ação O Estado da Tecnologia da Educação e as Metodologias Ativas, no dia 21 de junho, pelas 15:00 horas, no Auditório Municipal de Vila do Conde, destinada a todos os interessados no tema.

A Comissão Europeia definiu o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) com os objetivos de promover uma educação digital de qualidade, inclusiva e acessível a todos, em toda a União Europeia. Este plano visa reforçara cooperação a nível europeu e reconfigurar a educação e a formação para uma era digital.

Assim, tendo por base o Plano de Ação para a Transição Digital implementado em Portugal conjugado com a análise sobre o Estado da Tecnologia em Portugal, esta ação visa dar a conhecer os resultados do estudo sobre o Estado da Tecnologia na Educação em Portugal, mas também contribuir para o debate e possíveis soluções no sentido de uma verdadeira e eficiente integração digital no desenvolvimento de competências dos alunos, de acordo com o PASEO (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória).

Além disso, a ação pretende também a partilha de práticas pedagógicas com sucesso na integração digital e na utilização de metodologias ativas, nomeadamente, a aprendizagem baseada em projetos.

Esta ação poderá ser reconhecida como Ação de Curta Duração (3 horas) para os docentes, nos termos do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio.

Inscrições (Público em geral e Docentes): https://forms.office.com/r/NH4ZF7mkwR

Formação | Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)

O CFAE-PVVC vai promover uma Ação de Curta Duração para as Escolas Associadas com o objetivo de discutir a temática e divulgar a experiência do AE de Aver-o-Mar.

Acesso exclusivo para os docentes indicados pelos Diretores das Escolas Associadas.

Programa
– Enquadramento e conceito do Projeto MAIA | Alexandra Carneiro | Arlete Gomes | João Lima
– Partilha de Práticas | AE de Aver-o-Mar
  Moderação: Luis Fernandes

Cronograma: 10/05/2022 
Horário: 18:30 às 21:30 horas
Duração total da Atividade Formativa 3 horas

Conteúdos
O Projeto Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA) para uma melhoria das práticas de avaliação das aprendizagens
Objetivos, organização e relevância do Projeto MAIA
Natureza e fundamentos da avaliação
Processos de avaliação pedagógica
3.1. Práticas de avaliação pedagógica (formativa e sumativa);
3.2. Feedback: natureza, distribuição e utilização pelos alunos e professores;
3.3. Aprendizagens Essenciais, critérios de avaliação, descrição de níveis de desempenho e Standards;
3.4. Processos de recolha de informação.


Ação de formação “Desporto e Sociedade”,

A Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Vila do Conde irá promover um ciclo de ações de formação com o tema “Desporto e Sociedade”, procurando abordar o papel que o desporto tem na sociedade em questões fundamentais relacionadas com a capacidade de reflexão em temas como ética, racismo, inclusão e violência no desporto, no âmbito da Bandeira da Ética, promovido pelo Plano Nacional de Ética no Desporto e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

A primeira ação de formação será ministrada no próximo dia 30 de abril às 15h00 no Salão Nobre do Centro Municipal da Juventude de Vila do Conde pelo Mestre em Psicologia do Desporto, Nuno Cardoso.

Esta iniciativa está creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), para Treinadores de Desporto, Diretores Técnicos e Técnicos de Exercício Físico (0,4 créditos).

Acesso gratuito, inscrição obrigatória neste link:

AÇÃO DE FORMAÇÃO “DESPORTO E SOCIEDADE” – Google Forms

Abertura Inscrições | Plano de Formação (fase maio-julho de 2022)

Estão abertas as inscrições para o Plano de Formação para a Transição Digital 2021/2023 para a Fase de maio a julho de 2022. (Se já se inscreveu verifique o email que lhe foi enviado com a confirmação da sua Inscrição)

A decisão sobre regime de frequência (online/presencial) das ações de formação para a Fase de maio a julho de 2022 foi tomada pelo Conselho de Diretores do CFAE-PVVC no sentido de permitir regimes online, presenciais e mistos.

Muito importante: Por decisão do Conselho dos Diretores do CFAE-PVVC, de 8 de julho de 2021, os docentes (exceto GR 100) sem nível Check-in atribuído podem inscrever-se nas ações de Capacitação Digital de Nível 1.

NOTAS:

  1. A calendarização proposta pode ter alterações por motivos de força maior.
  2. Tenha muita atenção ao registo do email, pois se estiver errado não receberá as informações do CFAE.
  3. Deve proceder à inscrição em várias ações para poder assegurar uma vaga.
  4. Todas as ações constantes neste plano são consideradas como relevantes para os 50% da formação necessária para a componente Científico-Pedagógica, nos termos do Despacho n.º 2053/2021 de 24 de fevereiro.
  1. Se já fez a Capacitação Digital de Docentes de Nível 1 pode inscrever-se no Nível 2 e se fez o Nível 2 pode fazer o Nível 3. NOTA: As ações de Nível 3 tem como objetivo a capacitação das lideranças digitais nas escolas.
  2. Os formandos são selecionados por ordem de inscrição.
  3. Quando escolher uma ação tenha atenção aos grupos de recrutamento destinatários das ações.
  4. A confirmação da aceitação da inscrição será feita por email até 48 horas úteis antes do início da ação de formação.
  5. Verifique o regime de frequência em cada ação online/presencial

Inscrições Aqui

Calendário do Plano de Formação de maio a julho de 2022

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho (CCTIC-IEUM) e o Centro de Formação de Associações de Escolas dos Concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde (CFAE-PVVC)

O Programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas.

Este programa contempla uma forte aposta no desenvolvimento das competências digitais dos docentes necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital: Plano de Capacitação Digital de Docentes e o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) .

A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante na integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade.

Neste contexto, o CFAE-PVVC é um dos importantes intervenientes na inovação e dinamização pedagógica e científica através da formação contínua em trabalho articulado com as escolas associadas e outros parceiros.

No sentido do desenvolvimento da qualidade do trabalho do CFAE, das escolas associadas e da operacionalização do plano de Transição Digital deste centro foi estabelecida uma parceria com o CCTIC-IEUM. O CCTIC-IEUM colaborará no desenvolvimento do plano do CFAE-PVVC no acompanhamento dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), permitindo assim, às escolas associadas, ter um olhar externo à elaboração, implementação e avaliação dos seus PADDE.

Evento Regional

Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do Trabalho em Curso

O CFAE PVVC esteve representado no Evento Regional – Norte “Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do trabalho em curso”, realizado no dia 10 de março, na Escola Secundária Joaquim Gomes Ferreira Alves,  Valadares, pelo seu Diretor Luís Fernandes e pelo professor Mário Lima, Embaixador Digital deste Centro de Formação.

O evento teve como principal objetivo criar redes de contacto e colaboração entre os diferentes participantes na Capacitação Digital das Escolas e refletir sobre o trabalho já realizado e discutir as ações futuras.

Estiveram presentes, além dos os Diretores dos CFAE da Região Norte, os Embaixadores Digitais, elementos das Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas (EDD) e elementos dos Centros de Competência TIC. O evento debruçou-se, numa primeira fase, no balanço do trabalho realizado até ao momento, nomeadamente a construção dos PADDE, no ponto de situação da formação realizada no âmbito da Capacitação Digital de Docentes e na monitorização e avaliação da implementação dos PADDE nas escolas da região.

De seguida, o professor António Moreira apresentou aos presentes as linhas de força dos “Ambientes Híbridos de Aprendizagem”, tendo-se gerado um debate com a audiência acerca da implementação deste tipo de ambiente no contexto das nossas escolas.

De forma colaborativa, em laboratórios de diálogo entre os Diretores dos CFAE, os Embaixadores Digitais, os elementos das EDD e os elementos dos Centros de Competência TIC, discutiram-se:

  • quais os desafios associados à implementação dos Recursos Educativos Digitais;
  • estratégias de envolvimento e trabalho colaborativo, nomeadamente nas Oficinas de Capacitação Digital dos Docentes – Nível 3;
  • estratégias para a criação de ambientes flexíveis de aprendizagem promotores de pedagogias ativas;
  • que impactos tem a implementação dos PADDE na dinâmica organizacional das escolas.

Correntes em Rede III – Encontro de Professores Bibliotecários da Póvoa de Varzim

Abertura das inscrições para o Curso de Formação Correntes em Rede III inserido no Correntes d’Escritas 2022.

As inscrições Limitadas a 60 Inscritos encerram no dia 15 de fevereiro às 23h59: https://forms.gle/BhLrk72spuuad1fdA

Curso de Formação de 25 Horas. Acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua – CCPFC/ACC-114098/22.
Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 contemplando os seguintes parâmetros:
– participação – 30%;  análise crítica de texto/documentos produzidos pelos formandos – 40%;  elaboração de um relatório final – 30%.

Data de entrega do relatório final: 14 de março.     

Funcionamento:

Para a acreditação da formação é obrigatória a frequência de, pelo menos, três mesas das Correntes D’Escritas e três das seguintes oficinas:
1.    Exercícios de leitura para todos – Mafalda Milhões – Diana Bar
2. Apologia do conto curto – Ondjaki – Biblioteca Municipal
3. O lugar onde moram as palavras – oficina breve e descompassada – Cristina Taquelim – Diana Bar
4. Somos feitos de histórias – Afonso Cruz – Biblioteca Municipal
5. Pastorícia da escrita – Margarida Fonseca Santos – Arquivo Municipal (online)

As Oficinas 1 e 2 só funcionam nos dias 22 e 23 de fevereiro, das 16h00 às 19h00.

As Oficinas 3, 4 e 5 só funcionam nos dias 24 e 25 de fevereiro, das 16h00 às 19h00.  

Para conhecer o programa das Correntes d’escritas consulte o link 

https://www.cm-pvarzim.pt/territorio/povoa-cultural/pelouro-cultural/areas-de-accao/correntes-d-escritas/correntes-descritas-2022/programa/

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