SHERPA Project – MOOC

DA REFLEXÃO À INOVAÇÃO – A SELFIE PTK MOOC

Para ajudar as escolas a promover a sua capacidade digital com a SELFIE, o projeto SHERPA está a desenvolver um MOOC (Massively Open Online Course) designado “Promover a capacidade digital da sua escola: da reflexão aos planos de ação e de inovação”.

O MOOC foi concebido principalmente como um caminho de aprendizagem para os membros da equipa coordenadora da escola conceberem e supervisionarem o plano de ação digital da escola com a ajuda da Selfie Helper Tool e selfie PTK. Em cada escola, esta equipa pode integrar dirigentes escolares, o coordenador SELFIE da escola, coordenadores de áreas disciplinares, professores/coordenadores de TIC, e os professores que desempenham um papel fundamental na promoção da capacidade digital e inovação da escola.

O MOOC decorrerá de 1 a 28 de novembro de 2021 e estará disponível para toda a comunidade SELFIE, que será livre de o usar como um curso autorregulado e recurso de aprendizagem aberta. Ao mesmo tempo, o MOOC apoiará também as equipas de coordenação escolar que participam no projeto SHERPA que está a decorrer entre novembro e dezembro de 2021. O curso estará disponível em língua inglesa, grega e italiana, e incluirá vídeos em inglês com legendas embutidas nessas e noutras línguas. Para além das atividades de pilotagem da SHERPA, as partes interessadas da SELFIE, como os coordenadores nacionais/regionais da SELFIE, poderão adaptar e personalizar o MOOC de acordo com o seu contexto e finalidades particulares.

Da reflexão à inovação – o SELFIE PTK MOOC (como é chamado para abreviar) adota uma abordagem auto orientada e baseada em tarefas para a aprendizagem e dará aos participantes a oportunidade de interagir e trocar ideias.

O SELFIE PTK MOOC está a ser produzido pela Conecta13, um spin-off da Universidade de Granada em Espanha, em conjunto com o Conselho Nacional de Investigação Italiano e o Instituto Pedagógico do Chipre no âmbito do projeto SHERPA.

Inscrições AQUI

Site: SHERPA Selfie Project

Site do projeto principal: Project SHERPA

Para mais informações, contacte a equipa da SHERPA em sherpa@itd.cnr.it

Recrutamento de novos embaixadores SCIENTIX 2021 – 2022

O Scientix (http://www.scientix.eu/) está a alargar a sua rede de Embaixadores a nível mundial. Pretende ser um Embaixador Scientix nas nossas escolas?

Requisitos para se tornar um Embaixador Scientix:

  • preencher o formulário de inscrição;
  • completar com sucesso um dos seguintes MOOCs, i) Ensino das STEM integrado – Básico/Secundário (“Integrated STEM Teaching”)
    ii) STEAM IT – Básico/Secundário (edição 2020 ou 2021)
    iii) NBS – “Soluções Baseadas na Natureza” (2021)
    iv) Os 3Rs e o uso de animais em Ciência (2021)
    v) “Aerospace in class” (2021)
  • aprovação do(s) curso(s) MOOC pelos Ministérios da Educação dos respetivos países;
  • completar com sucesso o 4.º Curso de Formação (SATC) de Embaixadores Scientix (online) que ocorrerá de 3 a 24 de janeiro 2022 (nota: o convite para adesão ao SATC só será efetuado se tiverem sido cumpridas as três condições anteriormente apontadas).

O prazo de inscrição decorre até às 11 horas do dia 23 de novembro. Embora as inscrições se encontrem abertas para professores de qualquer país do mundo, a possibilidade de oferta de cobertura de viagens para eventos e de bolsas para determinadas tarefas, encontra-se restringida a docentes de países da União Europeia e de países associados ao programa Horizon2020.

Para inscrições e mais informações consultar:
https://files.eun.org/SciEduDept/Scientix4_New_Ambassadors_terms&conditions-2nd_Intake_extended.pdf

VI Jornadas Educativas e Interculturais | AE Aver-o-Mar

O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar promove, no próximo dia 9, sábado, a partir das 9.,00h, as suas VI Jornadas Educativas e Interculturais, este ano integradas no projeto Aver-o-Mundo.

A sessão, reconhecida como ACD para docentes, é aberta ao público, mediante inscrição inscrição através dos links abaixo disponibilizados. Os não docentes, se o desejarem, também terão certificação, conforme tramitação explicada no formulário de inscrição.

Desta sessão consta a apresentação do Estudo “Mapeamento da diversidade cultural e linguística do concelho da Póvoa de Varzim” , desenvolvido no final do ano letivo anterior, em colaboração com as Escolas da Póvoa de Varzim.

A sessão, será online, através do Teams , tendo o seguinte programa:

9.00h: abertura da sala (Microsoft Teams)

9.15h: Sessão de abertura das Jornadas – Carlos Gomes de Sá, diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar

9.20h:  Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

9.30h: Sara Caetano (Alto Comissariado para as Migrações): Programas e iniciativas para a integração das famílias migrantes

9.50h: Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Coesão Social -CMPV: É bom viver aqui!

10.10h: Andreia Teixeira e Carlos Gomes de Sá: Projeto Aver-o-Mundo (AE Aver-o-Mar)

10.30h:  ESE Paula Frassinetti (Diretor: José Luís Gonçalves; Investigadoras: Ivone Neves, Isabel Cláudia Nogueira e Paula Medeiros): Mapeamento da diversidade cultural e linguística do concelho da Póvoa de Varzim”

11.00h: Intervalo

11.15h: Escola sem fronteiras: Práticas de Educação Intercultural

11.30h: Debate

12.00: Encerramento – Francisco Neves, Diretor do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade

Programa detalhado:

Cartaz Jornadas Educativas

Inscrições: Link para inscrições DOCENTES : https://forms.office.com/r/NueRFPTNCiLink para inscrições Não docentes:https://forms.office.com/r/9zLiNQAW0J

Convite Microsoft | Participe na Sessão de Lançamento – Uma Escola com os Olhos no Futuro

Participe na Sessão de Lançamento

A Microsoft, no âmbito das ações de apoio às Escolas no regresso às Aulas e em particular do Plano de Ação Desenvolvimento Digital (PADDE), lança a iniciativa “Uma Escola com os Olhos no Futuro”, destinada às Direções dos CFAEs, Embaixadores e Equipas Digitais de todo o País.

Esta iniciativa, desenvolvida em estreita articulação com a Direção-Geral da Educação, é composta por várias sessões temáticas a decorrer durante todo o ano letivo. A modernização das Escolas através da adoção do digital, as tecnologias que potenciam as competências sócio-emocionais ou promovem a inclusão ou, ainda, as soluções que apoiam os professores no acompanhamento individualizado dos seus alunos, são alguns exemplos dos temas a abordar.

A sessão de Lançamento terá lugar, digitalmente, no próximo dia 30 de Setembro a partir das 17H30 (TMG) e contará com presença do Diretor Geral da DGE, Embaixadores Digitais, especialistas e convidados nas áreas da Transição Digital na Educação.

Trará o debate sobre a Cultura Digital das Escolas e a reflexão sobre o impacto que as tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial, a Robótica e o BlockChain trazem, já hoje e trarão no futuro próximo, na Educação e nas suas práticas.

Assim convidamo-lo a estar presente nesta Sessão, bastando para tal utilizar esta ligação. Para ter acesso aos conteúdos disponibilizados na sessão, deverá realizar o registo até ao dia 28 de Setembro através desta página.

A frequência desta sessão dará acesso a um bilhete para assistirem ao evento Building the Future – EduDay, a acontecer nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro de 2022.

Contamos com a sua presença.

Equipa Microsoft Educação

educacao@microsoft.com

SELFIE Fórum 2021

Nos dias 7 e 8 de outubro de 2021, reuniremos a comunidade SELFIE no segundo Fórum SELFIE. O evento receberá dirigentes escolares, professores, alunos, formadores, coordenadores nacionais, decisores políticos, investigadores, profissionais e futuros potenciais utilizadores. As sessões plenárias do evento online serão transmitidas em direto.

O Fórum centrar-se-á em fornecer ideias e inspiração para que as escolas criem o seu próprio plano de ação e dêem um passo em frente em termos de capacitação digital.

É organizado pelo Joint Research Centre em associação com a Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture, e com a colaboração da Directorate General for Employment, Social Affairs and Inclusion.

Escolas inspiradoras

A Comissária Mariya Gabriel, responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e o Comissário Nicolas Schmit, responsável pelo Emprego e pelos Direitos Sociais, participarão.

O fórum também abordará:

• O lançamento do Módulo Baseado no Trabalho (Work-Based Module – WBL) para aproximar as Instituições e Empresas de Educação e Formação Profissional (Vocational Education and Training -VET) para discutir a forma como incorporam conjuntamente a tecnologia digital na educação e formação fornecidas.

Veja o vídeo promocional.

• Apresentação do SELFIE for TEACHERS, uma nova ferramenta de autorreflexão destinada a apoiar o desenvolvimento das competências digitais dos professores dentro e fora da escola. Um workshop dedicado analisará especificamente a competência digital dos professores e como a ferramenta pode apoiar o planeamento profissional da aprendizagem.

Participe!

Pode encontrar todas as informações sobre o evento em www.selfieforum.eu

Inscreva-se um workshop

A parte interativa do fórum será constituída por uma variedade de workshops em

• desenvolvimento de um plano de ação digital

• pedagogias digitais

• boas práticas

Devido ao formato interativo destas sessões, apenas um número limitado de participantes poderá participar.

Envie um cartaz ou vídeo

As escolas e os alunos são convidados a apresentar uma contribuição para o segundo Fórum SELFIE com duração de até 3 minutos.

Este tema deve centrar-se num tema muito específico que retratará a experiência escolar com a SELFIE, mas que também ajudará outras escolas a desenvolverem a sua estratégia digital e plano de ação.

Descarregue o documento de enquadramento das apresentações

Prazo para submissão

2 de outubro de 2021.

Contacto:

Se estiver interessado em participar do evento, contacte-nos em

JRC-EAC-SELFIEFORUM@ec.europa.eu

Vagas para Ações de Formação

Como existem vagas disponíveis para algumas das ações a realizar entre setembro e dezembro de 2021, reabrimos a possibilidade de inscrições.

Inscrições AQUI

NOTAS: A calendarização proposta pode ter alterações por motivos de força maior. 

A calendarização proposta pode ter alterações por motivos de força maior. 

Tenha muita atenção ao registo do email, pois se estiver errado não receberá as informações do CFAE. 

Todas as ações constantes neste plano são consideradas como relevantes para os 50% da formação necessária para a componente Científico-Pedagógica, nos termos do Despacho n.º 2053/2021 de 24 de fevereiro. 

Os formandos são selecionados por ordem de inscrição. 

A confirmação da aceitação da inscrição será feita por email até 48 horas úteis antes do início da ação de formação. 

As ações serão realizadas presencialmente. 

O NUCLIO e o Science on Stage Portugal procuram professores do Ensino Básico e Secundário com ideias extraordinárias para o ensino das ciências!

NUCLIO e o Science on Stage Portugal procuram professores do Ensino Básico e Secundário com ideias extraordinárias para o ensino das ciências! Uma oportunidade única de partilhar conceitos, recursos e experiências com colegas no Festival Europeu Science on Stage 2022 – Praga, República Checa.

Aprendizagens STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), alterações climáticas e inclusão

APRENDIZAGEM STEAM (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA, ARTES E MATEMÁTICA), ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E INCLUSÃO

O projeto Insteam vai chegando ao fim mas a utilização dos recursos produzidos durante a implementação do projeto está apenas a começar. Uma série excelente de atividades inclusivas, ligadas às Alterações Climáticas, Energias Renováveis e Gestão de Água estão prontas para serem utilizadas nas salas de aula. Se quiser conhecer o repositório e a metodologia associada venha a Ação de Curta Duração organizada pelo NUCLIO no dia 25 de Setembro. Mais informação sobre o projecto pode ser obtidas aqui: PROJETO InSTEAM

Para inscrever-se na Ação de Curta Duração : INSCRIÇÃO DA AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO inSTEAM

A IMPORTÂNCIA DA EXPLORAÇÃO ESPACIAL NO NOSSO DIA A DIA E AS PROFISSÕES DO FUTURO

O projeto Our Space Our Future pretende promover a exploração espacial de uma maneira diferente e divertida. Professores, alunos e toda a comunidade escolas são convidados a participar de uma série de ações que prometem mudar a forma como a Astronomia e a Exploração Espacial são percebidas. No âmbito deste projeto estão previstas as seguintes ações:

  • Formação Acreditada para Professores
  • Workshops para Alunos
  • Atividades para toda a Comunidade. 

Para as escolas que queiram embarcar na promoção da aprendizagem interdisciplinar e/ou baseada em projetos, esta é uma oportunidade excelente. A equipa do NUCLIO está muito entusiasmada com a oportunidade de partilhar as maravilhas do Universo com todos :-).

Se estiver interessado registe a sua escola aqui: Manifestação de interesse em participar no projeto OUR SPACE OUR FUTURE

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES: INOVAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NA SALA DA AULA

Estamos a aquecer os motores para a próxima formação online ESA-GTTP. Este ano o tema escolhido foram as profissões ligadas à exploração espacial, em particular relacionadas com as missões da ESA. Um conjunto de profissionais, de várias áreas de especialidade, participarão nesta formação que promete ser muito rica. Haverá ainda uma série de workshops promoviddos em parceria com os astrónomos do Instituto Astrofísico das Canárias, do Faulkes Telescope e claro da equipa do NUCLIO. Inovação no ensino das ciências com a exploração espacial será o menu da semana :-).

Se estiverem interessados inscrevam-se aqui: ESA/GTTP – SPACE CAREERS

Que tal começar o ano letivo com a repetição da experiência do Eratosthenes? Trata-se de uma experiência simples e divertida que dará aos estudantes o gostinho de replicar uma experiência científica famosa no dia do Equinócio (22.09.2021). Ao inscrever-se em  https://eratosthenes.ea.gr irá juntar-se a centenas de outras escolas do mundo inteiro e partilhar a sua experiência.

  A equipa do NUCLIO está a preparar algumas atividades adicionais para enriquecer a experiência dos alunos de modo a que esta possa constituir um DAC (Domínio de Autonomia Curricular), reforçando a aprendizagem de forma interdisciplinar.  Se quiseracrescentar as atividades adicionais, ou necessigtar de apoio, basta entrar em contato connosco e partilhar a sua experiência (eratostenes@nuclio.pt).

Estão abertas as inscrições para o Festival Nacional do “Science on Stage”. Venha partilhar as suas ideias inovadoras a nível nacional e ganhe a sua vaga para participar no festival internacional que irá decorrer em Praga em Abril de 2022. São muitos os professores que já partilharam os seus trabalhos nesta mostra única, de professores para professores. Participe e faça a diferenças com as suas ideias. Pode se inscrever aqui: FESTIVAL NACIONAL SCIENCE ON STAGE 2021

Estas são algumas das novidades que temos este ano pra apoiar os professores em Portugal a tranformar a aprendizagem dos alunos e ajudar a construir um mundo melhor. São já milhares de professores que fazem esta jornada connosco. Esperamos poder continuar a vos apoiar e a ter o privilégio da vossa companhia nesta jornada tão frutuosa.

Mentorias | Caminhos Percorridos e a Percorrer

Trabalho realizado no Círculo de Estudos (CCPFC/ACC-112141/21) Orientado pela formadora Alexandra Carneiro e pelas Escolas e Agrupamentos associados do CFAE-PVVC

Autoras: Aguiar, Anabela (AER); Araújo, Susete (SPO – AEA); Carneiro, Alexandra (CFAE PVVC); Cunha, Conceição (ESJR); Figueiredo, Ana (ESEQ); Gonçalves, Carmen (ESRP); Milhazes, Filipa (AER); Pacheco, Maria Filomena (ESEQ); Santos, Ana Sofia (ESRP); Silva, Andreia (ESJR); Silva, Nelly (AEDAS); Ribeiro, Ana (AER); Teixeira, Andreia (Serviço Social – AEA)

Create your website with WordPress.com
Iniciar