Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa

Numa parceria entre o Ministério da Educação, Instituto Nacional de Emergência Médica e o CFAE-PVVC iniciou um Curso de Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilação Automática Externa (DAE) para os Docentes do Grupo de Recrutamento 620.

Esta é uma das 5 turmas da Região Norte, a decorrer no AE de Rates, que permitirá aos 20 docentes participantes de todas as Escolas e Agrupamentos Associados, ficarem certificados pelos INEM e também pelo CFAE-PVVC na modalidade de Ação de Curta Duração.

Este curso de dois dias permitirá adquirir competências que lhes permitirão realizar corretamente manobras de SBV com utilização de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), numa vítima em paragem cardiorrespiratória e demonstrar competências como formador de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE).

Chegou a hora de agilizar as competências pedagógicas digitais?

Image: Dirk Wouters / Pixabay.com

A competência pedagógica digital é a capacidade de planear, conduzir e aplicar de forma consistente o ensino assistido pela tecnologia digital. Não se trata de um conjunto fixo de atitudes, conhecimentos e competências – aprendemos isso rapidamente (talvez até a custo) no ano letivo anterior. Então, como podem os professores construir resiliência contra crises futuras? A especialista em educação digital Lidija Kralj partilha as suas opiniões.

Todos os professores estão mais ou menos familiarizados com a competência pedagógica digital. No entanto, é importante avaliá-la e revê-la continuamente, com base na teoria, na investigação atual e na experiência comprovada, dando sempre prioridade à aprendizagem dos alunos.

Abordagem ágil na educação

Manifesto Ágil fala sobre melhores formas de desenvolvimento de programas informáticos, que podemos aplicar à educação. As principais ideias da abordagem ágil são (traduzidas para um contexto educativo):

  • pessoas e interações sobre processos e ferramentas;
  • atividades/abordagem de trabalho relativamente a documentação abrangente;
  • colaboração com os alunos sobre os resultados da aprendizagem;
  • responder à mudança seguindo um plano.

Aplicar uma abordagem semelhante ao desenvolvimento da competência pedagógica digital dos professores significa que os professores precisam de adquirir competência digital, experimentá-la nas suas salas de aula, refletir sobre a atividade, discuti-la com os alunos, decidir como melhorar e utilizá-la novamente. Tal como a metodologia ágil sugere: fazer, obter feedback, melhorar, repetir.

A recente proposta da Comissão Europeia de uma Recomendação do Conselho sobre a aprendizagem mista apoia ainda mais o desenvolvimento de competências digitais dos professores como uma via para a recuperação e preparação dos sistemas educativos. Recomenda cursos de qualificação, módulos pedagógicos e recursos com base na experiência e feedback dos professores. Também incentiva a participação dos professores em projetos exploratórios e a utilização da tecnologia digital para apoiar a aprendizagem em diferentes contextos. Em todas estas medidas, a abordagem ágil revelar-se-á útil.

Professores digitalmente competentes (e resilientes)

A construção de resiliência contra crises futuras também significa que os professores não devem limitar-se a uma mentalidade de alternativas. Como o mundo não é apenas preto ou branco, o ensino não deve ser apenas presencial ou à distância – há muitos níveis intermédios. A aprendizagem mista, conforme descrito na proposta de recomendação do Conselho sobre a aprendizagem mista, acontece quando uma escola, educador ou aluno adota mais de uma abordagem ao processo de aprendizagem, combinando diferentes ferramentas de aprendizagem e contextos de aprendizagem.

A competência digital pedagógica para a aprendizagem mista inclui:

  • saber exprimir-se de formas digitais;
  • definir as nossas expetativas de maneira clara e compreensível e garantir que os alunos as tenham visto;
  • utilizar ferramentas de comunicação eletrónica e repetir mensagens diversas vezes em diferentes canais de comunicação;
  • partilhar recursos de aprendizagem em diferentes formas para torná-los acessíveis a todos os alunos;
  • conhecer as diferentes funcionalidades que os recursos digitais possuem para capacitar os alunos e ajudar os alunos desfavorecidos;
  • incentivar os alunos a utilizar com eficácia todas as formas de comunicação a fim de partilhar as suas ideias e opiniões.

As competências pedagógicas digitais ágeis podem ser desenvolvidas por meio de intercâmbios de pessoal e de aprendizagem entre pares, redes, projetos de colaboração e comunidades de prática ou tirando partido de inovações bem-sucedidas introduzidas ou testadas durante a pandemia, conforme sugerido pela proposta de recomendação do Conselho sobre a aprendizagem mista.

Como o ano letivo anterior nos mostrou, as competências pedagógicas digitais não são um conjunto fixo – precisamos de aprendê-las rapidamente e de aplicá-las com celeridade ainda maior. Mas continuamos a ter de refletir de forma consciente e intencional sobre a competência e experiência adquirida, desenvolvendo a capacidade de explicar por que razão alguma coisa funciona ou não funciona num determinado contexto educativo. Isto também significa que as competências digitais dos professores devem evoluir significativamente – porque chegou claramente a hora de agilizar as competências digitais pedagógicas.

Se pretender ler mais sobre a abordagem ágil na educação, pode começar pelas publicações indicadas na página Web do Agile Research Consortium for Schools (Consórcio de Investigação Ágil para Escolas).


Lidija Kralj

Lidija Kralj é analista superior na European Schoolnet, além de gestora de aprendizagem digital e de projetos, bem como professora de matemática e ciências informáticas, com 30 anos de experiência. É igualmente especialista em grupos de trabalho da Comissão Europeia sobre IA na educação, educação digital e Internet mais segura, bem como do grupo de trabalho da UNESCO sobre IA na educação.

Os MOOC na Formação Contínua de Professores: Questões, Desafios e Respostas – evento online do CCPFC

Irá ter lugar no dia 27 de outubro o evento online intitulado “Os MOOC na Formação Contínua de Professores: Questões, Desafios e Respostas”, organizado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e contando com a colaboração de várias entidades parceiras.

Programa do evento

Durante um dia pretende-se:  

– Estimular a reflexão e a discussão aberta em torno de novos formatos formativos no contexto da formação contínua de professores, explorando o conceito de Massive Open Online Courses (MOOC) como resposta em grande escala às necessidades atuais na área do desenvolvimento profissional docente,

– Partilhar experiências formativas em formato massivo no contexto da formação contínua de professores, realizadas nacional e internacionalmente,

– Apresentar o estudo-piloto que se procura estabelecer para análise da viabilidade dos MOOC como novo formato de ação de formação contínua de professores, analisando-se riscos e vantagens na acreditação e creditação desta modalidade formativa.

Destinatários: Entidades envolvidas na formação contínua de professores, Formadores de Professores, Professores, Investigadores na área da Educação.

As inscrições neste evento são gratuitas, mas é requerido um registo em: https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_NsTB5EWwQkifS8pO364czw

A Dimensão Tecnológica e Digital do PADDE

No início de mais um ano letivo a Microsoft Portugal, lança a iniciativa “Uma Escola com os Olhos no Futuro”, um conjunto de sessões de apoio às Escolas para a implementação com sucesso dos seus Planos de Ação de Desenvolvimento Digital (PADDE) e especialmente dirigidas aos Embaixadores e Equipas Digitais de todos os Agrupamentos de Escolas do País.

No seguimento da Sessão “Literacia e Cultura Digital para todos” a 30 de Setembro, vamos dar início ao debate sobre cada uma das três dimensões incluídas no PADDE.

No próximo dia 21 começaremos com a dimensão Tecnológica e Digital debatendo os seus principais desafios e procurando as melhores soluções que, no âmbito da ação das Escolas, possam ser utilizadas.

Embora a solução de algumas das dificuldade neste domínio – Infraestruturas, equipamento, acesso à Internet entre outras – ter um horizonte temporal não determinado pelas Escolas, esta pode ser a oportunidade para antecipar e preparar cenários de gestão de infraestrutura e de sistemas que garantam a segurança e o seu bom funcionamento no futuro.

Com os nossos oradores convidados – especialistas e elementos das Equipas Digitais das Escolas – contamos consigo e com as suas questões para tornar este debate mais vivo e participativo.

A Microsoft está empenhada em criar uma experiência inclusiva e acessível para todos os participantes do evento digital.
Se necessitar de assistência por motivo de incapacidade, tais como deficiência visual ou auditiva, dificuldade de aprendizagem ou outras incapacidades, por favor contacte o proprietário do evento (com o email AccessibilityPT@microsoft.com embutido) que lhe irá responder no prazo de cinco dias úteis para se adaptar às suas necessidades.
Esta reunião pode ser gravada para efeitos de conformidade.

Agenda:

  • A Dimensão Tecnológica e Digital do PADDE
  • Desafios e oportunidade do presente e do futuro
    • Otimização e sustentabilidade operacional
    • Segurança e Privacidade
    • Gestão das Infraestruturas
    • Automatização de Processos
    • Plataformas Digitais inteligentes

Nota: o Microsoft Teams oferece uma experiência interativa avançada que funciona melhor na aplicação Teams. Recomendamos que faça download da aplicação se não a tiver, uma vez que nem todos os browsers são suportados. Ao participar neste evento, o seu nome, e-mail e/ou número de telefone podem ser visualizados por outros participantes da sessão da lista de participantes. Ao participar neste evento, está a concordar com esta experiência.

SHERPA Project – MOOC

DA REFLEXÃO À INOVAÇÃO – A SELFIE PTK MOOC

Para ajudar as escolas a promover a sua capacidade digital com a SELFIE, o projeto SHERPA está a desenvolver um MOOC (Massively Open Online Course) designado “Promover a capacidade digital da sua escola: da reflexão aos planos de ação e de inovação”.

O MOOC foi concebido principalmente como um caminho de aprendizagem para os membros da equipa coordenadora da escola conceberem e supervisionarem o plano de ação digital da escola com a ajuda da Selfie Helper Tool e selfie PTK. Em cada escola, esta equipa pode integrar dirigentes escolares, o coordenador SELFIE da escola, coordenadores de áreas disciplinares, professores/coordenadores de TIC, e os professores que desempenham um papel fundamental na promoção da capacidade digital e inovação da escola.

O MOOC decorrerá de 1 a 28 de novembro de 2021 e estará disponível para toda a comunidade SELFIE, que será livre de o usar como um curso autorregulado e recurso de aprendizagem aberta. Ao mesmo tempo, o MOOC apoiará também as equipas de coordenação escolar que participam no projeto SHERPA que está a decorrer entre novembro e dezembro de 2021. O curso estará disponível em língua inglesa, grega e italiana, e incluirá vídeos em inglês com legendas embutidas nessas e noutras línguas. Para além das atividades de pilotagem da SHERPA, as partes interessadas da SELFIE, como os coordenadores nacionais/regionais da SELFIE, poderão adaptar e personalizar o MOOC de acordo com o seu contexto e finalidades particulares.

Da reflexão à inovação – o SELFIE PTK MOOC (como é chamado para abreviar) adota uma abordagem auto orientada e baseada em tarefas para a aprendizagem e dará aos participantes a oportunidade de interagir e trocar ideias.

O SELFIE PTK MOOC está a ser produzido pela Conecta13, um spin-off da Universidade de Granada em Espanha, em conjunto com o Conselho Nacional de Investigação Italiano e o Instituto Pedagógico do Chipre no âmbito do projeto SHERPA.

Inscrições AQUI

Site: SHERPA Selfie Project

Site do projeto principal: Project SHERPA

Para mais informações, contacte a equipa da SHERPA em sherpa@itd.cnr.it

Recrutamento de novos embaixadores SCIENTIX 2021 – 2022

O Scientix (http://www.scientix.eu/) está a alargar a sua rede de Embaixadores a nível mundial. Pretende ser um Embaixador Scientix nas nossas escolas?

Requisitos para se tornar um Embaixador Scientix:

  • preencher o formulário de inscrição;
  • completar com sucesso um dos seguintes MOOCs, i) Ensino das STEM integrado – Básico/Secundário (“Integrated STEM Teaching”)
    ii) STEAM IT – Básico/Secundário (edição 2020 ou 2021)
    iii) NBS – “Soluções Baseadas na Natureza” (2021)
    iv) Os 3Rs e o uso de animais em Ciência (2021)
    v) “Aerospace in class” (2021)
  • aprovação do(s) curso(s) MOOC pelos Ministérios da Educação dos respetivos países;
  • completar com sucesso o 4.º Curso de Formação (SATC) de Embaixadores Scientix (online) que ocorrerá de 3 a 24 de janeiro 2022 (nota: o convite para adesão ao SATC só será efetuado se tiverem sido cumpridas as três condições anteriormente apontadas).

O prazo de inscrição decorre até às 11 horas do dia 23 de novembro. Embora as inscrições se encontrem abertas para professores de qualquer país do mundo, a possibilidade de oferta de cobertura de viagens para eventos e de bolsas para determinadas tarefas, encontra-se restringida a docentes de países da União Europeia e de países associados ao programa Horizon2020.

Para inscrições e mais informações consultar:
https://files.eun.org/SciEduDept/Scientix4_New_Ambassadors_terms&conditions-2nd_Intake_extended.pdf

VI Jornadas Educativas e Interculturais | AE Aver-o-Mar

O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar promove, no próximo dia 9, sábado, a partir das 9.,00h, as suas VI Jornadas Educativas e Interculturais, este ano integradas no projeto Aver-o-Mundo.

A sessão, reconhecida como ACD para docentes, é aberta ao público, mediante inscrição inscrição através dos links abaixo disponibilizados. Os não docentes, se o desejarem, também terão certificação, conforme tramitação explicada no formulário de inscrição.

Desta sessão consta a apresentação do Estudo “Mapeamento da diversidade cultural e linguística do concelho da Póvoa de Varzim” , desenvolvido no final do ano letivo anterior, em colaboração com as Escolas da Póvoa de Varzim.

A sessão, será online, através do Teams , tendo o seguinte programa:

9.00h: abertura da sala (Microsoft Teams)

9.15h: Sessão de abertura das Jornadas – Carlos Gomes de Sá, diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar

9.20h:  Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

9.30h: Sara Caetano (Alto Comissariado para as Migrações): Programas e iniciativas para a integração das famílias migrantes

9.50h: Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Coesão Social -CMPV: É bom viver aqui!

10.10h: Andreia Teixeira e Carlos Gomes de Sá: Projeto Aver-o-Mundo (AE Aver-o-Mar)

10.30h:  ESE Paula Frassinetti (Diretor: José Luís Gonçalves; Investigadoras: Ivone Neves, Isabel Cláudia Nogueira e Paula Medeiros): Mapeamento da diversidade cultural e linguística do concelho da Póvoa de Varzim”

11.00h: Intervalo

11.15h: Escola sem fronteiras: Práticas de Educação Intercultural

11.30h: Debate

12.00: Encerramento – Francisco Neves, Diretor do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade

Programa detalhado:

Cartaz Jornadas Educativas

Inscrições: Link para inscrições DOCENTES : https://forms.office.com/r/NueRFPTNCiLink para inscrições Não docentes:https://forms.office.com/r/9zLiNQAW0J

Convite Microsoft | Participe na Sessão de Lançamento – Uma Escola com os Olhos no Futuro

Participe na Sessão de Lançamento

A Microsoft, no âmbito das ações de apoio às Escolas no regresso às Aulas e em particular do Plano de Ação Desenvolvimento Digital (PADDE), lança a iniciativa “Uma Escola com os Olhos no Futuro”, destinada às Direções dos CFAEs, Embaixadores e Equipas Digitais de todo o País.

Esta iniciativa, desenvolvida em estreita articulação com a Direção-Geral da Educação, é composta por várias sessões temáticas a decorrer durante todo o ano letivo. A modernização das Escolas através da adoção do digital, as tecnologias que potenciam as competências sócio-emocionais ou promovem a inclusão ou, ainda, as soluções que apoiam os professores no acompanhamento individualizado dos seus alunos, são alguns exemplos dos temas a abordar.

A sessão de Lançamento terá lugar, digitalmente, no próximo dia 30 de Setembro a partir das 17H30 (TMG) e contará com presença do Diretor Geral da DGE, Embaixadores Digitais, especialistas e convidados nas áreas da Transição Digital na Educação.

Trará o debate sobre a Cultura Digital das Escolas e a reflexão sobre o impacto que as tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial, a Robótica e o BlockChain trazem, já hoje e trarão no futuro próximo, na Educação e nas suas práticas.

Assim convidamo-lo a estar presente nesta Sessão, bastando para tal utilizar esta ligação. Para ter acesso aos conteúdos disponibilizados na sessão, deverá realizar o registo até ao dia 28 de Setembro através desta página.

A frequência desta sessão dará acesso a um bilhete para assistirem ao evento Building the Future – EduDay, a acontecer nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro de 2022.

Contamos com a sua presença.

Equipa Microsoft Educação

educacao@microsoft.com

SELFIE Fórum 2021

Nos dias 7 e 8 de outubro de 2021, reuniremos a comunidade SELFIE no segundo Fórum SELFIE. O evento receberá dirigentes escolares, professores, alunos, formadores, coordenadores nacionais, decisores políticos, investigadores, profissionais e futuros potenciais utilizadores. As sessões plenárias do evento online serão transmitidas em direto.

O Fórum centrar-se-á em fornecer ideias e inspiração para que as escolas criem o seu próprio plano de ação e dêem um passo em frente em termos de capacitação digital.

É organizado pelo Joint Research Centre em associação com a Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture, e com a colaboração da Directorate General for Employment, Social Affairs and Inclusion.

Escolas inspiradoras

A Comissária Mariya Gabriel, responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e o Comissário Nicolas Schmit, responsável pelo Emprego e pelos Direitos Sociais, participarão.

O fórum também abordará:

• O lançamento do Módulo Baseado no Trabalho (Work-Based Module – WBL) para aproximar as Instituições e Empresas de Educação e Formação Profissional (Vocational Education and Training -VET) para discutir a forma como incorporam conjuntamente a tecnologia digital na educação e formação fornecidas.

Veja o vídeo promocional.

• Apresentação do SELFIE for TEACHERS, uma nova ferramenta de autorreflexão destinada a apoiar o desenvolvimento das competências digitais dos professores dentro e fora da escola. Um workshop dedicado analisará especificamente a competência digital dos professores e como a ferramenta pode apoiar o planeamento profissional da aprendizagem.

Participe!

Pode encontrar todas as informações sobre o evento em www.selfieforum.eu

Inscreva-se um workshop

A parte interativa do fórum será constituída por uma variedade de workshops em

• desenvolvimento de um plano de ação digital

• pedagogias digitais

• boas práticas

Devido ao formato interativo destas sessões, apenas um número limitado de participantes poderá participar.

Envie um cartaz ou vídeo

As escolas e os alunos são convidados a apresentar uma contribuição para o segundo Fórum SELFIE com duração de até 3 minutos.

Este tema deve centrar-se num tema muito específico que retratará a experiência escolar com a SELFIE, mas que também ajudará outras escolas a desenvolverem a sua estratégia digital e plano de ação.

Descarregue o documento de enquadramento das apresentações

Prazo para submissão

2 de outubro de 2021.

Contacto:

Se estiver interessado em participar do evento, contacte-nos em

JRC-EAC-SELFIEFORUM@ec.europa.eu

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